CLONAZEPAM E OS RISCOS DA AUTOMEDICAÇÃO
Resumo
O estudo consiste numa abordagem sobre o uso de Clonazepam e os riscos da automedicação. O objetivo central foi alertar sobre o uso indiscriminado da automedicação por Clonazepam, além de expor quais são as competências do profissional farmacêutico no ato da dispensação do medicamento. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva, elaborada a partir de uma revisão de literatura. Foram selecionados artigos e revistas publicados entre os anos de 1997 e 2022 e utilizados os descritores: benzodiazepínicos, clonazepam automedicação e atenção farmacêutica. As informações apresentadas nesse estudo reforçam o motivo da automedicação estar cada vez mais comum, o que faz desse habito um problema de saúde púbica. Como alternativa de enfrentamento, o estudo propõe que deve haver uma maior conscientização sobre o uso adequado do Clonazepam, ressaltando a importância do farmacêutico nesse processo. Os dados encontrados reforçam o fato do uso abusivo de medicamentos abranger além dos usuários, os médicos que prescrevem ou renovam a receita e os farmacêuticos que fazem a dispensação do medicamento. O profissional farmacêutico tem a especificidade na dispensação de medicamentos e adequada orientação. Nesse sentido o estudo sugere que, seja na farmácia pública ou privada, também no âmbito da farmácia clínica sejam propiciados espaços adequados para a atuação desse profissional especialmente no enfrentamento da automedição, para controlar ou inibir o uso inadequado de medicamentos por ter um grande conhecimento sobre eles.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

