A IMPORTÂNCIA DO ESTÍMULO AO CONSUMO DE PANCS SOB A ÓTICA NUTRICIONAL E DE REDUÇÃO DE DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS
Palabras clave:
Nutrição, PANCs, Desperdício de alimentosResumen
Integram o grupo das PANCs, Plantas Alimentícias Não Convencionais, partes descartadas e vegetais desconhecidos do uso cotidiano sendo pouco consumidas pela população, muito em parte, por desconhecimento das possibilidades de uso. O estímulo e disponibilidade de alimentos processados e ultraprocessados tem impacto no desperdício, assim como na desvalorização de várias espécies de PANCs. Este estudo pretendeu levantar dados documentais sobre PANCs sob o ponto de vista nutricional e de sua utilização para consumo correlacionando ao incentivo à redução do desperdício de alimentos, bem como analisar o conhecimento sobre PANCs pela população em geral. Além de revisão bibliográfica, foram coletadas informações do conhecimento sobre PANCs, através de um levantamento por enquete. PANCs apresentam elevado teor nutricional, incluindo compostos bioativos que conferem benefícios à saúde como auxílio no controle de hipertensão, melhora do perfil imunológico, redução de risco de doenças cardiovasculares e degenerativas. Essas plantas integram boa parte dos alimentos desperdiçados no mundo, sendo 30% dos cereais, entre 40 a 50% das raízes, frutas, hortaliças e sementes oleaginosas. Destaca-se que o quantitativo de aproximadamente 1/3 dos alimentos que correspondem ao total desperdiçado anualmente no mundo poderia alimentar pessoas em situação de fome. A maior taxa de ocorrência de desperdíciode alimentos (56%) ocorre em países desenvolvidos. O levantamento realizado por enquete confirmou que as pessoas realmente têm pouco conhecimento sobre as PANCs (66,1%) e não fazem uso delas no dia a dia (68%).Constatou-se que as PANCs, além de agregarem valor nutricional às preparações, também são fonte de compostos bioativos protetores à saúde e o estímulo ao seu consumo permite a ampliação do repertório alimentar, melhor aproveitamento dos alimentos e maior consciência na redução do desperdício. Destaca-se que é preciso maior disseminação de informações sobre seus benefícios e formas de uso para que a população as insira no cotidiano.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
