ANÁLISE DOS INDICADORES DA QUALIDADE DAS AÇÕES DO SERVIÇO DE CONTROLE DA HANSENÍASE NO MUNICÍPIO DE TEÓFILO OTONI – MG
Keywords:
Epidemiologia, Hanseníase, Ações de controleAbstract
A Hanseníase no Brasil, ainda se destaca como importante problema de saúde pública, apresentando-se de forma heterogênea com áreas de maior prevalência. Teófilo Otoni é um município que vem apresentando altas taxas de detecção de hanseníase sendo necessária uma avaliação das ações de controle permitindo uma visão atualizada da situação epidemiológica dessa doença no município. O objetivo deste estudo é avaliar a situação epidemiológica da hanseníase no município de Teófilo Otoni-MG no período de 2001 a 2010. Trata-se de estudo descritivo, retrospectivo dos casos novos notificados no município utilizando dados disponibilizados pela Gerência de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, através da base de dados do SINANNet, provenientes da ficha individual de notificação e investigação de hanseníase. Foram identificados 780 pacientes. O grupo etário mais afetado foi de 46 a 60 anos, na maioria, mulheres, com escolaridade fundamental. No momento do diagnóstico, os graus de incapacidade 1 e 2 foram identificados em 440 e 86 pacientes, respectivamente, indicando diagnóstico tardio. Observou-se maior percentual de multibacilares (84%), a forma clínica predominante foi a dimorfa (75,5%), o índice de avaliação de contatos foi de 83% e uma proporção de alta por cura acima de 90%. Os achados indicam uma situação crítica no município estudado com um coeficiente anual de prevalência considerado muito alto nos anos de 2003, 2004 e 2005 de acordo com os parâmetros do Ministério da Saúde. É necessário, portanto, descentralizar os serviços de atenção à hanseníase e treinar mais profissionais no sentido de capacitá-los para diagnóstico e tratamento mais precoces. Além disso, é relevante implementar as atividades de prevenção da doença, reforçando o compromisso do município no controle dessa endemia.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
