PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.61164/tdnf6h37Keywords:
Alfabetização; Letramento; Educação do Campo; Alfabetizar Letrando.Abstract
O objetivo deste artigo é apresentar uma revisão abrangente da literatura existente sobre o tema “as práticas de letramento na educação do campo”. Buscando identificar os primeiros estudos, locais onde é mais pesquisado, subtemas associados, principais teorias, metodologias, resultados e lacunas que os estudos apresentam quanto a reflexão sobre a temática e a realidade que pesquisaram. Além disso, são examinadas as metodologias utilizadas nas investigações mais relevantes. Este trabalho também identifica lacunas na literatura e sugere direções para futuras pesquisas, destacando a importância de aprofundar as discussões em torno da concepção de letramento presente na educação do campo. Os estudos analisados apresentam uma compreensão geral sobre letramento na educação do campo, contudo, não abordam os conceitos a partir de uma perspectiva crítico-transformadora, o que aponta para necessidade de desenvolvimento de novos estudos a partir deste viés. Há de se ressaltar ainda a pouca produção bibliográfica acerca das práticas de letramento na Educação do Campo no recorte de cinco anos (2019-2024), no qual a região Norte, mais precisamente o Estado do Pará só apresentou uma produção registrada no banco de dados do SciELO, BDTD-IBICT e Catálogo de Dissertações e Teses da CAPES.
Downloads
References
ARAUJO, Telma Maria de Freitas. Alfabetizar letrando alunos de turmas multisseriadas da educação do campo: que necessidades da formação docente?. Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de. Universidade, letramentos e novas tecnologias no contexto da Educação do Campo. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; Belo Horizonte, 2021. DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.26765
LEITE, Maria Alzira; ROSA, Maria Arlete; SOUZA, Maria Antônia. Práticas de Letramentos na Educação do Campo e na Educação Ambiental. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 2023. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v18iesp.1.18483
MORAES, Renata da Silva Araújo. Letramento literário e vivências poéticas no contexto da educação do campo: uma experiência de leitura com “A cesta de dona Maricota”, de Tatiana Belinky. Programa de Pós-Graduação em Ensino da Ampla associação entre a Universidade de Cuiabá e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso; Cuiabá, 2024. DOI: https://doi.org/10.55905/cuadv16n2-100
MOREIRA, W. Revisão de literatura e desenvolvimento científico: conceitos e estratégias para confecção. Janus, Lorena, ano 1, n. 1, 2º sem. 2004.
MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. R. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
NORONHA, D. P.; FERREIRA, S. M. S. P. Revisões de literatura. In: CAMPELLO, B. S.; CONDÓN, B. V.s; KREMER, J. M. (Org.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000.
OLIVEIRA, Cristiane Fontes de. A alfabetização é nossa! contribuições da educação dialógica à alfabetização e ao letramento do campo: um estudo bibliográfico. Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências Humanas da Universidade de São Carlos; São Carlos, 2021.
PERTUZATTI, Ieda; DICKMANN, Ivo. Alfabetização e letramento nas políticas públicas: convergências e divergências com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ensaio: aval. pol. públ. educ. 27 (105) , Oct-Dec 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0104-40362019002701479>. Acesso em: 05/12/2024.
PERTUZATTI, Ieda; DICKMANN, Ivo. Alfabetização e letramento nas políticas públicas: convergências e divergências com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Revista Ensaio: avaliação, políticas públicas em Educação, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002701479
SILVA, Adriane Alves da; PAN, Miriam Aparecida Graciano de Souza. Letramento e formação docente: uma análise da literatura. Educação em Revista; Belo Horizonte, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-469826784
SILVA, Sônia Maria de Oliveira. Viagens de vida e docência: alfabetização e letramento em narrativas de professores de turmas multisseriadas da educação do campo de Manaus. Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico/Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, 2023.
VEIGA, Adriana Almeida. Prática Pedagógica na perspectiva do letramento em escola pública no/do campo. Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado em Educação, Universidade Tuiuti do Paraná – UTP, 2019.
VELLOSO, Sílvia Gomes de Santana. Leitura, letramentos e o ensino de literatura na educação do campo. Universidade Federal da Bahia, Instituto de Letras; Salvador, 2024 (Tese de Doutorado).
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Jovanilda de Jesus Teles Alves , Sandra Karina Mendes do Vale, Fábio Coelho Pinto

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
