A CONCEPÇÃO DE INCLUSÃO E AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS NO RECONHECIMENTO DO SUJEITO COM DEFICIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.61164/83ae4502Palabras clave:
Educação inclusiva; Deficiência; Diversidade; Escola democrática; Desenvolvimento integral.Resumen
O presente artigo analisa a educação inclusiva a partir de uma perspectiva teórico-reflexiva, discutindo as transformações sociais e conceituais que redefinem a compreensão sobre o sujeito com deficiência e o papel da escola frente à diversidade. Fundamentado em revisão bibliográfica e documental, o estudo examina marcos normativos internacionais e nacionais, bem como contribuições de autores clássicos e contemporâneos da área da educação inclusiva. Os resultados indicam que a inclusão escolar deve ser compreendida como um processo contínuo de transformação ética, política e pedagógica, que exige revisão das práticas, das estruturas e das culturas escolares, garantindo participação, aprendizagem e pertencimento a todos os estudantes. O artigo evidencia, ainda, que a efetivação da inclusão depende do compromisso coletivo de professores, gestores, famílias e comunidade educativa, sendo essencial para a construção de uma escola democrática e de uma sociedade mais justa e plural.
Descargas
Referencias
BOOTH, T.; AINSCOW, M. The Index for Inclusion: developing learning and participation in schools. Bristol: Centre for Studies on Inclusive Education, 2011.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Diário Oficial da União, 1996.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI). Brasília: MEC, 2008.
CARVALHO, M. P. Inclusão escolar: processos de transformação. Campinas: Papirus, 2009.
DINIZ, D. Deficiência e inclusão: reflexões sobre a perspectiva social. São Paulo: Moderna, 2007.
MANTOAN, M. T. E.; BATISTA, M. Inclusão escolar: práticas e perspectivas. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2011.
SASSAKI, R. K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 3. ed. Rio de Janeiro: WVA, 1997.
SKLIAR, C. A inclusão como experiência social. Buenos Aires: Miño y Dávila, 2003.
UNESCO. World Conference on Special Needs Education: Salamanca Statement and Framework for Action. Paris: UNESCO, 1994.
UNESCO. Incheon Declaration and Framework for Action. Paris: UNESCO, 2020.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Oscarina Alves de Lima, Fábio Coelho Pinto

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
