SINCRETISMOS E IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS
RESSIGNIFICAÇÕES AOS ORIXÁS DAS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS
Palabras clave:
Igreja Universal do reino de Deus, Sincretismo, Orixás, Religiões de matrizes africanas e demôniosResumen
Nos últimos anos o discurso religioso neopentecostal da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), tem se apropriado de elementos das religiões afro-brasileiras em seus cultos. Essa maneira de se apropriar de símbolos originários das religiões de matriz africana, tem sido uma prática constante em suas liturgias, mas além de integrar os elementos destas tradições a IURD tem dado ressignificado aos orixás e criando um modelo sincrético, voltado para a intolerância das religiões de origem afro. O objetivo deste artigo é demonstrar como a Igreja Universal constrói sua identidade através dos orixás das religiões afro-brasileiras se apropriando dos símbolos e fortalecendo seu discurso, ao mesmo tempo desencadeando um processo de hostilidade e guerra contra as forças do mal onde o inimigo é o diabo e os demônios que são representados pelos orixás das religiões mediúnicas. Analisaremos o conceito de sincretismo, e de que maneira a IURD da significado aos símbolos religiosos, das religiões afro-brasileiras mesmo sendo de forma intolerante. Para este estudo faremos leituras de autores que têm estudado e procurado compreender o discurso religioso principalmente o fenômeno pentecostal e a religiosidade popular.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
