DOENÇA DE ALZHEIMER: ESTRATÉGIAS DE CUIDADOS QUE PODEM AUXILIAR NAS DIFICULDADES VIVENCIADAS PELOS FAMILIARES
Resumen
A Doença de Alzheimer se caracteriza por uma demência neurodegenerativa ou perda das funções de cognição, como memoria, linguagem, comportamento, atenção e orientação. Temos o enfermeiro e os familiares como principais atores na melhoria e na maior qualidade de vida do Idoso portador da Doença de Alzheimer. É importante saber que para um bem estar da vida do idoso com DA se deve saber como essa doença funciona e como afeta o dia a dia de todos ao seu redor. O enfermeiro em sua função deve saber como orientar e criar formas estratégicas relevantes para saber lidar, junto com sua equipe e familiares, as disfunções que essa doença traz e as dificuldades que ela mostra no dia a dia. A qualidade de vida do idoso está associada ao modo em que ele leva a vida diariamente e é importante que seus cuidados sejam de forma serena e gradual se tornando assim algo mais leve para o idoso e sua família. Frente ao exposto levantou-se como objetivo de pesquisa traçar estratégias de capacitação para os familiares cuidadores de paciente com Alzheimer. Para alcançá-lo definiu-se por utilizar uma metodologia de cunho qualitativo, que tem como fins fazer uma pesquisa descritiva, por meio de uma revisão bibliográfica. Ao final considerou-se que é de extrema importância que os familiares tenham apoio e contato com o enfermeiro da estratégia de saúde e saibam lidar com o idoso que possui Doença de Alzheimer sabendo resolver as dificuldades e desafios e tendo em vista como é importante ter uma rede de apoio e conhecimento sobre os cuidados que se deve diariamente com esse idoso, sendo também importante o cuidador promover cuidados consigo próprio para evitar possíveis danos psicógicos.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
