A AFETIVIDADE COMO POTENCIALIZADORA NO PROCESSO ENSINOAPRENDIZAGEM NA EJA
Palabras clave:
Afetividade, EJA, DesenvolvimentoResumen
Este trabalho aborda a afetividade como potencializadora do processo ensinoaprendizagem uma vez que esta é uma importante faceta ao pensar o ser cognoscente numa perspectiva biopsicossocial. A partir das concepções teóricas explicitadas sobre afetividade e cognição, este trabalho tem o propósito de analisar a influência e a relevância da relação interpessoal estabelecida entre o professor e o aluno em sala de aula, tendo em vista a existência de uma relação íntima entre o ambiente social e os processos afetivos e cognitivos, entendendo que ambos são responsáveis pelo desenvolvimento humano. A metodologia utilizada constitui-se de uma revisão de literatura, amparada por autores de relevo como Freire, Vygotsky, Wallon, LDB entre outros. Ao ancorar nos pensamentos desses autores é possível defender a afetividade como conceito-chave que fundamenta o sucesso do processo ensino aprendizagem da EJA. Os resultados evidenciaram a importância bem como a indissociabilidade entre afetividade e cognição na busca da eficácia das práticas pedagógicas visando o desenvolvimento pleno do educando ainda que na fase adulta.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
