AS VANTAGENS DO TRABALHO REMOTO NO SETOR PÚBLICO

Autores

  • Erivelton Corrêa Da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Brasil
  • Marineide Martiniano Do Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.61164/6cmwp558

Palavras-chave:

Benefícios. Serviço Público. Teletrabalho. Trabalho à Distância.

Resumo

O trabalho remoto, que já era uma prática adotada em algumas empresas privadas, ganhou relevância e se disseminou rapidamente para diversos setores durante a pandemia de Covid-19. No setor público, reconhecido por sua natureza conservadora e pela relutância a mudanças abruptas, o teletrabalho foi implementado na condição de uma resolução temporária para reduzir a disseminação do vírus, o que findou promovendo uma transformação tecnológica expressiva e modificando a rotina dos funcionários públicos. E diante desse contexto este estudo tem como objetivo examinar de maneira crítica os impactos, benefícios e obstáculos do home office no setor público durante a fase de implementação emergencial da pandemia. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com base em uma abordagem qualitativa, a partir de análise documental legislativa e governamental, como também, fontes primárias e secundárias. Os resultados obtidos apresentam que o trabalho remoto contribui para economizar recursos financeiros ao reduzir a necessidade de espaços físicos e a manutenção de grandes instalações, além de aumentar a produtividade e a eficiência no trabalho. Desse modo, conclui-se que essa modalidade de trabalho possibilita uma flexibilidade ao profissional, condicionando a trabalhar de qualquer lugar que esteja, garantindo a produtividade eficiente nos serviços e reduzindo gastos no ambiente de trabalho e tempo de deslocamento, podendo ainda, fortalecer a convivência do profissional em família.

Referências

CAMARGO, M. A. Sustentabilidade e trabalho remoto. São Paulo: Editora Ambiental, 2020.

CHIAVENATO, Idalberto. Título do livro: subtítulo. Edição. Local: Editora, 2020. p. 213.

DAFT, R. L. Teoria e projeto nas organizações. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

DECRETO Nº 26.869, DE 2022. Poder Executivo do Estado de Rondônia.

FRIEDMAN, Stewart D. Trabalho e vida equilibrados: o modelo dos quatro domínios. Porto Alegre: Bookman, 2014.

MINISTÉRIO DA ECONOMIA. Relatório sobre trabalho remoto no setor público. 2021.

SANTOS, M. F.; OLIVEIRA, P. M. O teletrabalho no setor público: desafios e perspectivas. Revista Brasileira de Administração Pública, [S. l.], 2020.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE RONDÔNIA. Normativa Administrativa nº 198/2021.

Downloads

Publicado

2025-07-30

Como Citar

AS VANTAGENS DO TRABALHO REMOTO NO SETOR PÚBLICO. (2025). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 14(1), 1-16. https://doi.org/10.61164/6cmwp558