RELAÇÃO ENTRE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E CLIMA ORGANIZACIONAL: FERRAMENTAS E IMPACTOS NA GESTÃO DE PESSOAS

Autores/as

  • João Vinicius Paulo FACELI - Faculdade de Ensino Superior de Linhares
  • Otavio Zeni FACELI - Faculdade de Ensino Superior de Linhares
  • Vasconcelos Zuqui FACELI - Faculdade de Ensino Superior de Linhares

DOI:

https://doi.org/10.61164/f2gzk378

Palabras clave:

Avaliação de desempenho. Clima organizacional. Gestão de pessoas. Balanced Scorecard. Feedback contínuo.

Resumen

O presente artigo versa sobre a correlação entre avaliação de desempenho e clima organizacional. Ademais, traz uma análise de como estes fatores interagem com o desempenho individual e coletivo nas organizações. Tudo isto feito por meio de análise bibliográfica, de onde foi investigado como a implementação de ferramentas modernas, como o Balanced Scorecard e o People Analytics garantem mais segurança ao gestor no momento da avaliação. A partir do estudo apresentado pode-se concluir que um clima organizacional positivo e ferramentas de avaliação de desempenho modernas são cruciais para garantir que os colaboradores se sintam valorizados e de assim tenham um melhor desempenho na organização.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

FISCHER, André Luiz. As configurações de práticas de gestão de recursos humanos adotadas por um conjunto de empresas brasileiras e suas relações com o desempenho organizacional. Tese (Livre-Docência) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

FLEURY, Maria Tereza Leme (Org.). As pessoas na organização. São Paulo: Editora Gente, 2002.

GIL, Antonio Carlos. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2007.

PHILADELPHO, Patrícia B. G.; MACÊDO, Kátia B. Avaliação de desempenho como um instrumento de poder na gestão de pessoas. Aletheia, v. 25, n. 1, p. 45-57, 2007.

ZANCHET, Vinicius; FERNANDES, António Jorge; BAGGIO, Daniela; ANDREOLLI, Nédio Antônio. Clima organizacional: caracterização dos artigos pesquisados na base de dados Scielo. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, v. 21, n. 40, p. 69-83, jan.-jun. 2021. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/23467. Acesso em: 13 julho de 2024.

VIEIRA, L. E.; QUEIROGA, M. R. Satisfação no trabalho e clima organizacional: a relação com autoavaliações de desempenho. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, 2015.

FONSECA, Marilene; BASTOS, Alex. Desempenho organizacional e clima organizacional sob a perspectiva do Balanced Scorecard (BSC). Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, v. 3, n. 2, p. 45-65, 2003.

LUZ, Ricardo Antônio. Clima organizacional: como medir e melhorar o ambiente de trabalho. 2. Ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.

SILVA, Mayara da. A Influência do Clima Organizacional no Desempenho dos Colaboradores. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) – Faculdade Anhanguera, Niterói, 2019.

TOZETTI, Gabriel Henrique; LIMA, Viviane Cristina da. Fatores do clima organizacional e seus impactos no grau de satisfação em colaboradores de uma organização. Revista Gestão & Desenvolvimento, v. 2, n. 2, 2022.

BARROS, Isabela Vieira de Camargo. Clima organizacional e sua influência na satisfação do cliente: um estudo de caso em uma empresa júnior. Monografia (Graduação em Administração). Universidade Estadual Paulista, 2021.

FERNANDES, Danyella Soares; SANTOS, Juliana Almeida; CARVALHO, Paulo Ricardo. A influência do clima organizacional na produtividade das organizações. Revista de Gestão e Negócios, v. 9, n. 2, p. 123-134, 2022.

RUEDA, Fabián; SANTOS, Marisa; LIMA, Claudia. Clima organizacional e satisfação no trabalho: um estudo sobre a correlação entre fatores de clima e desempenho. Revista de Psicologia Organizacional e Trabalho, v. 12, n. 1, p. 45-58, 2012.

VIEIRA, L. E.; QUEIROGA, M. R. Avaliação de desempenho no contexto organizacional: uma revisão sistemática de literatura. Revista Brasileira de Gestão e Negócios, v. 7, n. 14, p. 123-141, 2015.

Publicado

2025-12-15

Cómo citar

RELAÇÃO ENTRE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E CLIMA ORGANIZACIONAL: FERRAMENTAS E IMPACTOS NA GESTÃO DE PESSOAS. (2025). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 21(03), 1-17. https://doi.org/10.61164/f2gzk378