A MUSICALIDADE NO ENSINO DOS ALUNOS DA EJA
Palabras clave:
Musicalidade, Ensino, EJAResumen
O presente artigo tem como objetivo avaliar a importância da música e aptidão dos alunos da EJA em relação ao ensino de expressão oral e escrita. O tema foi escolhido considerando que a música pode aprimorar a criatividade oral e escrita dos alunos e melhorar o relacionamento entre os colegas criando ambientes saudáveis para a construção correta e adequada do uso social da língua minimizando assim, as desigualdades e os estereótipos aferidos à essa modalidade escolar. O uso do recurso musical em sala de aula pode propiciar um aprendizado diferenciado oportunizando aos alunos o desenvolvimento das competências e habilidades linguísticas. Experimentar metodologias diversificadas na EJA é fundamental para que o professor perceba que as relações professor-aluno, aluno-aluno são diferenciadas por se tratar de pessoas que não tiveram a oportunidade da escolarização na época considerada adequada. Ao utilizar o recurso musical, o professor tem que ter a consciência de que seus alunos não são mais crianças, devendo, portanto, ter o cuidado para não infantilizar as aulas, mas despertar e instigar o interesse musical dos mesmos, através de ações criativas e prazerosas envolvendo a participação de todos no processo aprendente. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica de artigos, revistas, sites, livros de renomados estudiosos como: DI PIERRO (2000),FREIRE (2011), FUCK (1994), PIAGET (2000), PINTO (2007), entre outros.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
