UMA MENSURAÇÃO DO DESEMPENHO ENTRE OS ALGORITMOS DE BUSCA BINÁRIA TRADICIONAL E DE BUSCA BINÁRIA BUIATTI
DOI:
https://doi.org/10.61164/nzkwct67Palabras clave:
Busca Binária; Otimização de Algoritmos; Medição de Desempenho; Algoritmos Adaptativos; Busca Binária Buiatti, Binary Search; Algorithm Optimization; Performance Measurement; Adaptive Algorithms; Buiatti Binary Search., Búsqueda binaria; Optimización de algoritmos; Medición del rendimiento; Algoritmos adaptativos; Búsqueda binaria BuiattiResumen
Este trabalho de iniciação científica apresenta uma medição de performance detalhada do desempenho entre o algoritmo de busca binária tradicional e a busca binária Buiatti, uma inovadora variação adaptativa. Embora a busca binária tradicional seja amplamente reconhecida por sua notável eficiência em listas ordenadas, com uma complexidade de tempo de O(logn), sua eficácia é comprovadamente reduzida em cenários onde os dados apresentam distribuições não uniformes ou quando existem padrões de acesso que são previsíveis. Neste contexto desafiador, a busca binária Buiatti emerge como uma alternativa promissora, projetada para otimizar a performance ao introduzir ajustes dinâmicos e inteligentes no ponto de divisão da lista, inspirados em conceitos de algoritmos adaptativos. A metodologia adotada para esta investigação, fundamentada em obras teóricas clássicas da análise de algoritmos como as de Cormen et al. (2009), Bentley (1999) e Sedgewick e Wayne (2011), consistiu na implementação cuidadosa das duas versões do algoritmo. Posteriormente, foram conduzidos testes empíricos exaustivos, utilizando diferentes cenários de entrada, como listas com distribuições não uniformes e padrões de acesso específicos. A medição de performance dos resultados foi rigorosa, considerando métricas cruciais de desempenho, como o tempo de execução e o uso de memória. Os resultados preliminares, obtidos a partir da aplicação dos algoritmos em listas com distribuição de dados uniforme, indicam que a busca binária Buiatti apresenta ganhos de desempenho consistentemente mensuráveis, sugerindo seu potencial para otimizar operações de busca em contextos específicos.
Descargas
Referencias
BENTLEY, Jon. Programming Pearls. 2. ed. Addison-Wesley, 1999.
BLOCH, Joshua. Effective Java. 3. ed. Addison-Wesley, 2018.
CORMEN, Thomas H. et al. Algoritmos: Teoria e Prática. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
CORMEN, Thomas H. et al. Introduction to Algorithms. 3. ed. MIT Press, 2009.
GAMMA, Erich et al. Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software. Addison-Wesley, 1994.
ISO/IEC. ISO/IEC 14882:2020 - Programming Language C++. International Organization for Standardization, 2020.
KNUTH, Donald E. The Art of Computer Programming, Volume 3: Sorting and Searching. 2. ed. Addison-Wesley, 1998.
LUTZ, Mark. Programming Python: Powerful Object-Oriented Programming. 4. ed. O'Reilly Media, 2011.
ORACLE. The Java™ Tutorials. Oracle, 2023. Disponível em: https://docs.oracle.com/javase/tutorial/. Acesso em: 10 out. 2023.
PYTHON SOFTWARE FOUNDATION. Python Language Reference. Disponível em: https://docs.python.org/3/reference/. Acesso em: 10 out. 2023.
SEDGEWICK, Robert; WAYNE, Kevin. Algorithms. 4. ed. Addison-Wesley, 2011.
STROUSTRUP, Bjarne. The C++ Programming Language. 4. ed. Addison-Wesley, 2013.
TANENBAUM, Andrew S. Estruturas de Dados Usando C. Pearson, 2007.
VAN ROSSUM, Guido; DRAKE, Fred L. Python Tutorial. Python Software Foundation, 2023. Disponível em: https://docs.python.org/3/tutorial/. Acesso em: 10 out. 2023.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2026 Reane Franco Goulart, Roberto Caetano Buiatti

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

