UMA COMPARAÇÃO ENTRE AS ANÁLISES MACROECONÔMICAS E OS PARÂMETROS FISCAIS BRASILEIRO ENTRE OS ANOS DE 2010 A 2019
Palabras clave:
Economia brasileira, parâmetros fiscais, inflaçãoResumen
O presente estudo teve como objetivo analisar o cenário macroeconômico do Brasil no período entre os anos de 2010 a 2019, bem como apresentar as motivações que geraram uma crise econômica e financeira no País. A economia brasileira, no período entre 2010 e 2014, teve crescimento médio de 2,8% ao ano. Esse período foi marcado, pelas consequências da crise internacional. A partir de 2015 e 2016, a economia brasileira passou por um período de recessão. Os recuos foram de -3,5%, para 2015 e 2016, em termos anuais. No ano de 2017, a economia apontou para uma razoável recuperação econômica, depois de uma recessão caracterizada no biênio 2015/2016. No ano de 2018, com o bom comportamento do consumo das famílias, o PIB cresceu 1% e a economia desenvolveu-se rapidamente. Já em 2019 o PIB teve um acréscimo de 1,1% seguindo a expansão de 2017 e 2018, e a inflação foi de 4,31% e os juros a longo prazo tiveram uma redução nesse período; e a taxa de desemprego em 2019 caiu 0,4% em relação a 2018, fechando o ano em 11,9%. A metodologia teve uma análise das medidas de tendência central com abordagem nos parâmetros econômicos e fiscais com análise qualitativa, com um corte transversal e com ênfase nos dados que foram analisados em um intervalo de tempo; e foi descritiva, pois destinou-se a descrever as características de determinada situação. Os resultados apontaram que o país passou por crise econômica de 2013 a 2016 e que a partir de 2017 até 2019 houve uma recuperação gradual. Conclui-se que a economia brasileira passou por anos de crises e instabilidades, o que resultou em Inflação alta, baixa da moeda, taxas de desemprego elevadas, e de acordo com os resultados, a tendência para os anos subsequentes é uma recuperação em todos os aspectos.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
