A IMPORTÂNCIA DO RECEITUÁRIO AGRONÔMICO PARA O USO SEGURO E LEGAL DE PRODUTOS AGROTÓXICOS
Palabras clave:
Agrotóxicos, Regulamentação, Receituário agronômicoResumen
Os agrotóxicos são produtos químicos destinados à utilização pela agricultura com a finalidade de combater às pragas ou destinados a aumentar a produtividade de determinadas culturas. Estes produtos são classificados em três classes principais que são os inseticidas, os quais possuem ação de combate a insetos, larvas e formigas; fungicidas, que atuam no combate a fungos; herbicidas que são aqueles que apresentam ação sobre plantas invasoras. O Brasil apresenta uma taxa de utilização superior à de outros grandes produtores agrícolas, tendo como referência os Estados Unidos, as quantidades nos dois países são próximas, cada um respondendo por cerca de 10% do consumo mundial. Com o crescimento acentuado da utilização de produtos químicos na lavoura brasileira, na década de 70 profissionais de saúde e defensores do meio ambiente, agrônomos, consumidores, agricultores e ecologistas, começaram a pressionar o Congresso Nacional pela criação de uma lei em matéria de agrotóxicos. Segundo a Lei, a compra destes produtos só pode ocorrer com a apresentação do chamado Receituário Agronômico, que é um instrumento disponibilizado para controlar o uso indiscriminado dos agrotóxicos, preservando assim o meio ambiente e ao mesmo tempo contribuindo com a saúde dos usuários.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
