A INFLUÊNCIA DA PUBLICIDADE NOS HÁBITOS ALIMENTARES E NA OBESIDADE INFANTIL
Keywords:
marketing alimentar, educação alimentar, saúde infantilAbstract
O presente trabalho tem como objetivo o estudo bibliográfico conceitual da obesidade infantil e a influência do marketing alimentar nos hábitos alimentares das crianças. A abundância de apelos visuais dispostos nas embalagens e propagandas podem contribuir na escolha do alimento pela criança. Os alimentos ofertados diretamente ao público infantil não possuem condição nutricional adequada para seu crescimento saudável. Os destaques identificados nas embalagens para persuadir as crianças são direcionados ao consumo de cereais açucarados, fast food, ultra processados, altamente calóricos, ricos em gorduras, açúcar e sódio. O uso dessa estratégia devendas pode se tornar prejudicial se observarmos o crescente aumento de casos de obesidade infantil. Essa mudança de hábito é essencial para mitigar a capacidade de a criança ser facilmente influenciada pelas campanhas publicitárias, então é preciso melhorar sua capacidade de escolha para garantir uma qualidade de vida ao reduzir doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), que podem ser desencadeadas pelo consumo excessivo de alimentos industrializados e que podem ser a origem da obesidade infantil. Conclui-se que a obesidade infantil vem crescendo no país com aumento da influência do marketing alimentar. Implementar ações de educação alimentar nas escolas é uma boa prática.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
