A RESPONSABILIDADE INDENIZATÓRIA DA PRÁTICA DO BULLYING
Palabras clave:
Intimidação Sistemática, Responsabilidade Civil, Poder Judiciário, IndenizaçãoResumen
O presente trabalho científico tem como finalidade abordar a questão da responsabilidade indenizatória pela prática do fenômeno bullying, também conhecido como intimidação sistemática. Como a própria denominação diz, trata-se de um conjunto de comportamentos envolvendo violência física e psicológica, de natureza intencional e repetitiva, praticado pelo agressor em face de uma ou mais vítimas impossibilitadas de se defenderem. Atualmente, são constantes as notícias de que o Poder Judiciário tem determinado que as vítimas de bullying sejam moralmente reparadas, condenando os agressores, bem como seus representantes legais quando for o caso, inclusive as instituições de ensino. Destaca-se que tal problemática é extremamente complexa em função da necessidade de uma análise cautelosa com relação aos indivíduos que podem ser responsabilizados pela prática do bullying, haja vista a quantidade de sujeitos envolvidos na presente situação. Logo, o respectivo trabalho acadêmico visa abordar a prática do bullying sob a ótica da responsabilidade civil, realizando-se um estudo acerca do da intimidação sistemática. Ademais, pretende-se estudar os fundamentos constitucionais e infraconstitucionais capazes de sustentar a questão da indenização nos casos envolvendo a prática do bullying e, posteriormente, verificando-se a responsabilidade civil dos agentes praticantes desse tipo de comportamento.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
