RESOLUÇÃO DE FRATURA CORONORRADICULAR ANTERIOR EM PACIENTE NA FAIXA ETÁRIA DE TRANSIÇÃO
Palavras-chave:
Reabilitação bucal, Prótese dentária, Restauração dentária temporária, Retenção em prótese dentária, Grupos etáriosResumo
Casos de fratura coronorradicular são caracterizados como urgências muito frequentes nos consultórios odontológicos. As fraturas acontecem com facilidade no cotidiano de crianças e adolescentes, que se encontram em faixa etária de transição, sendo alvos de acidentes escolares, prática de esportes, acidentes automobilísticos. As fraturas coronorradiculares podem ser classificadas em complexas e não complexas: as complexas exigem tratamento endodôntico e as não complexas, apenas tratamento restaurador. Na atualidade, existem vários tipos de tratamentos relacionados às fraturas coronorradiculares, sendo esses dependentes do tempo que a fratura ocorreu, tipo de fratura, estado em que o elemento foi armazenado até a chegada ao profissional, dentre outros fatores envolvidos. No presente relato de caso clínico, foi classificada como uma fratura complexa, exigindo, tratamento endodôntico e posterior realização da reabilitação com a confecção de pino intracanal do tipo núcleo metálico fundido, além da instalação de coroa provisória devido à idade do paciente. Diante dos estudos observados na revisão de literatura presente e resultados obtidos pela realização do caso em questão, pode-se concluir que a condução de fraturas coronorradiculares em pacientes jovens, em que a arcada dentária ainda se encontra em desenvolvimento, é de extrema complexidade com grandes particularidades. Além disso, a idade propicia dificuldades sociais e de convivência em casos de perda abrupta e mais invasiva de elementos dentários estéticos, além de gerar comprometimento funcional, o que ressalta a importância em se tentar utilizar procedimentos mais conservadores e conceitualmente conhecidos, mesmo que sejam de forma provisória a se manter ou garantir tratamentos futuros de forma permanente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

