REESCORE – UM APLICATIVO MÓVEL PARA PROJETO DE ESCORAMENTO EM MADEIRA PARA LAJES EM CANTEIRO DE OBRAS
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v11i1.1597Palavras-chave:
Cimbramento; Escoramento; Dimensionamento; Aplicativo Móvel; MadeiraResumo
A ausência de projetos, bem como o dimensionamento empírico, em vários âmbitos da engenharia civil são um problema recorrente no dia a dia de pequenas e médias construtoras. E esse fator se potencializa quando há uma necessidade de projetos para uma área específica da operacionalização de um canteiro de obra. As etapas de cimbramento, e reescoramento são exemplos de fatores de dimensionamento subestimados em uma obra. Dessa forma, desenvolveu-se um aplicativo móvel voltado a dimensionar estruturas provisórias de cimbramento em madeira para escoramento de lajes maciças ou treliçadas, baseado nas normas técnicas ABNT NBR 15696 e ABNT NBR 7190, o aplicativo foi projetado de modo a captar inputs do usuário, relativos às características do escoramento e do elemento estrutural. Assim, a aplicação é capaz de realizar as verificações contidas nas normas e posteriormente, dimensionar as escoras quanto a carga de utilização e peso próprio dos elementos estruturais, e a partir daí, entregar um projeto de escoramento contendo o quantitativo e a posição das escoras, taxa de utilização das escoras quanto ao carregamento, e uma interface de fácil usabilidade e acesso por parte de qualquer usuário com conhecimentos de engenharia.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto: procedimento. Rio de Janeiro, 2014.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6120: Cargas para o cálculo de estruturas de edificações. Rio de Janeiro, 1980.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7190: Projeto de estruturas de madeiras. Rio de Janeiro, 1997.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15696: Fôrmas e escoramentos para estruturas de concreto – Projeto, dimensionamento e procedimentos executivos. Rio de Janeiro, 2009.
DER/SP - DEPARTAMENTO DE ESTRADAS DE RODAGEM – SÃO PAULO. Cimbramento de estruturas de concreto. Diretoria de engenharia, São Paulo, 2006. Disponível em: <http://www.der.sp.gov.br/WebSite/Arquivos/normas/ET-DE-H00-008_A.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2023.
LLURBA, X. C. Pintado; CARLTON, R. J. Modelling prop loads during concrete slab construction, Proceedings of the Institution of Civil Engineers. Structures & Buildings . v. 160, aug. 2007. Pages 221–229. ISSN 0965-0911. https://doi.org/10.1680/stbu.2007.160.4.221. DOI: https://doi.org/10.1680/stbu.2007.160.4.221
PFEIL, Walter; PFEIL, Michèle. Estruturas de Madeira. LTC – Livros Técnicos e Científicos, 6.ed., Rio de Janeiro, 2017. 240 p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

