DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR: DISCUSSÕES E VIVÊNCIAS EM ITAPORANGA-PB
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v9i1.2743Resumo
O referido estudo discute a importância do Projeto Político Pedagógico como instrumento de gestão da escola pública. Este texto orienta-se a partir da perspectiva da gestão democrática como princípio e prática de promoção da qualidade na educação. Sua produção advém das reflexões ancoradas no Curso de Gestão Pública EaD do Instituto Federal de Rondônia. Assume como objetivo geral conhecer a gestão e as ações que se alinham a uma prática democrática e participativa por meio dos Projetos Políticos-Pedagógicos (PPPs), além de outros que aprofundam o conhecimento deste documento para a construção da identidade de cada escola e para melhoria da aprendizagem. Esta análise tem como recorte duas escolas públicas da cidade de Itaporanga- Estado da Paraíba, de onde falam as pesquisadoras. A metodologia utilizada neste trabalho se pauta em uma pesquisa documental e incursões teóricas do processo educacional, como os marcos legais, os fundamentos e as dimensões na perspectiva da gestão democrática e participativa, sendo organizada em três olhares: preceitos epistemológicos, espaços de decisões, e ações, estratégias e práticas descritas a partir dos projetos. Os resultados mostraram a partir da caracterização das escolas e sobre a tríade intencionalidade, espaço e ação como ocorrem o processo de organização mediante seu documento primordial considerado como elemento de sustentação de uma escola pública sob a ótica de uma liderança compartilhada e colegiada para conseguir se tornar um ambiente democrático de formação do cidadão. Ainda são identificadas dificuldades e potencialidades na efetivação da gestão educacional. Entretanto, percebe-se a necessidade de políticas destinadas ao fortalecimento de espaços coletivos de decisão e participação.
Palavras-chave: Projeto Politico-Pedagógico; Participação e Gestão Escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

