DA PROPRIEDADE INTELECTUAL A PARTIR DO USO DAS PATENTES NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v2i01.3478Palavras-chave:
Propriedade Intelectual; Patentes; Inovação; Desenvolvimento TecnológicoResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar o sistema de patentes no Brasil, destacando os desafios enfrentados pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) na concessão de patentes e seu impacto no desenvolvimento tecnológico e na inovação no país. O problema central abordado é o atraso na concessão de patentes e o acúmulo de pedidos pendentes (backlog), que gera insegurança jurídica e desestimula investimentos em pesquisa e desenvolvimento. A metodologia empregada inclui uma revisão bibliográfica e documental de artigos, leis e relatórios institucionais sobre o sistema de patentes brasileiro, buscando identificar os fatores que limitam a eficácia do INPI e possíveis soluções para aprimoramento. Os resultados esperados com o estudo são uma compreensão mais profunda dos desafios e limitações do sistema de patentes no Brasil, bem como o delineamento de propostas que possam contribuir para a modernização do INPI e a promoção de um ambiente de inovação mais propício. Espera-se que este trabalho forneça subsídios para a formulação de políticas públicas voltadas à eficiência e segurança jurídica do sistema de propriedade intelectual, fortalecendo o papel das patentes como um instrumento essencial para o crescimento econômico e a competitividade internacional do Brasil.
Downloads
Referências
ÁVILA, Jorge. O Inpi e a propriedade intelectual no Brasil: resultados e metas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA, II, 2007, São Paulo. Anais... 2007. Disponível em:
BARBOSA, Denis Borges, Uma Introdução à Propriedade Intelectual. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Editora Lúmen Júris, 2003.
BARRAL, Welber; PIMENTEL, Luiz. Propriedade Intelectual e Desenvolvimento. Florianópolis: Editora Boiteux, 2007.
BASTOS, Aurélio Wander. Dicionário de Propriedade industrial e assuntos conexos, Aurélio Wander Bastos. 1997. Ed lúmen júris. Pg. 69, 73, 77 e 209.
BARBOSA, Denis Borges. Uma Introdução à Propriedade Intelectual. 2.ed. ver e atual. Rio de Janeiro: Ed. Lúmen Júris, 2003.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 03 set.2024
______. Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). Relatório de gestão de 2009. Rio de Janeiro: Inpi/MDIC, 2009. Disponível em: . Acesso em: 11 set. 2024.
______. Lei nº 9.279, de 14 de maio de 1996. Regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9279.htm>. Acesso em: 03 set.2024.
FURTADO, L. R. Sistema de propriedade industrial no Direito brasileiro: comentários à nova legislação sobre marcas e patentes – Lei nº 9.279, de 14 de maio de 1996. 1ª edição. Livraria e editora Brasília jurídica, 1996.
Amador Salomão, P. E. ., & Teixeira Oliveira Santos, A. . (2025). EVOLUÇÃO E DESAFIOS NA AVALIAÇÃO CIENTÍFICA: DA CLASSIFICAÇÃO DE PERIÓDICOS À QUALIDADE INTRÍNSECA DOS ARTIGOS. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 1(1), 1–18. https://doi.org/10.61164/rmnm.v1i1.3481 DOI: https://doi.org/10.61164/rmnm.v1i1.3481
DE CARVALHO, Paulo Henrique Vieira; SALOMÃO, Pedro Emílio Amador; SANTIAGO, Acly Ney. AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NO ENSINO SUPERIOR. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, v. 1, n. 1, 2018. DOI: https://doi.org/10.17648/2178-6925-v12018-13
GARNICA, L. A. Transferência de tecnologia e gestão da propriedade intelectual em universidades públicas no estado de São Paulo. 2007. 203f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2007.
INSTITUTO NACIONAL DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL. Informação tecnológica: guia para empresas e instituições. 2009. Rio de Janeiro, RJ: INPI.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

