IMPLANTAÇÃO DA METODOLOGIA BIM NA CONSTRUÇÃO CIVIL EM OBRAS PÚBLICAS: IMPACTOS E DESAFIOS NA REGIÃO DO MÉDIO PIRACICABA - MG
DOI:
https://doi.org/10.61164/ctdma666Palavras-chave:
BIM , Construção Civil, Obras PúblicasResumo
Atualmente na engenharia civil, existem algumas ferramentas que têm a capacidade de aprimorar e otimizar os resultados no desenvolvimento de um projeto, uma ferramenta que atualmente vem ganhando força é a metodologia BIM. Surge, portanto, a questão: Qual é o nível de conhecimento e quais são os principais desafios percebidos pelos engenheiros civis de obras públicas na Região do Médio Piracicaba - MG para a implementação efetiva do BIM? A pesquisa tem como objetivo avaliar o nível de conhecimento dos engenheiros civis da Região do Médio Piracicaba, em Minas Gerais, sobre a metodologia BIM e identificar os principais desafios em relação à sua adoção na construção civil na fase de projetos em obras públicas. Para isso, adotou-se uma pesquisa quantitativa, concluindo com uma análise de dados por meio de uma síntese. Como resultado, obteve-se: o nível de conhecimento teórico e prático da metodologia e os principais desafios de implantação. Assim, o presente trabalho apresenta uma contribuição importante para os profissionais e organizações do segmento a fim de conhecerem e desfrutarem dos benefícios oferecidos pela metodologia.
Downloads
Referências
ALEIXO, Hugo Sávio Penna et al. Implantação da metodologia BIM na gestão da manutenção da unidade de Oncohematologia pediátrica do Hospital das Clínicas da UFMG. 2023.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15965-6:2022 - Sistema de classificação da informação da construção Parte 6: Terminologia e estrutura. Rio de Janeiro: ABNT, 2022.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 16739-1:2023 – Industry Foundation Classes (IFC) para o compartilhamento de dados pelas indústrias da construção e da gestão de facilities – Parte 1: Esquema de dados. Rio de Janeiro: ABNT, 2023.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 19650-1:2022 – Organização e digitalização de informações sobre edifícios e obras de engenharia civil, incluindo modelagem de informações da construção (BIM) — Gestão da informação usando modelagem de informações da construção — Parte 1: Conceitos e princípios. Rio de Janeiro: ABNT, 2022.
BAIA, Denize Valéria Santos. Uso de ferramentas BIM para o planejamento de obras da construção civil. 2015. 99 f., il. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil) —Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
BRASIL. Decreto nº 11.888, de 27 de março de 2024. Dispõe sobre a Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modeling - Estratégia BIM BR. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 163, n. 61, p. 1, 27 mar. 2024. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2024/decreto/d11888.htm. Acesso em: 22 maio 2025.
BRASIL. Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021. Institui a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 159, n. 61, p. 1, 01 abr. 2021. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/lei/l14133.htm. Acesso em: 22 maio 2025.
CARDOSO, Marcus C. AUTODESK® CIVIL 3D 2020: Aplicações Bim Para Projetos De Infraestrutura. Rio de Janeiro: Érica, 2020. E-book. p.19. ISBN 9788536532899. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788536532899/. Acesso em: 12 maio 2025.
COSTA FILHO, Carlos Roberto. Implementação da metodologia BIM nos projetos da secretaria de esportes do Recife. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal de Pernambuco.
DE ALMEIDA SANTOS, Fernanda Maria; MARTINS, Sara; REGRA, Mário. O impacto das metodologias BIM e práticas Agile na liderança e gestão de equipas na construção: estudo de caso HCI. Brazilian Journal of Development, v. 11, n. 6, p. e80480-e80480, 2025.
DE SOUZA, Mayara Cristina. Os desafios da adoção da tecnologia BIM na administração pública no Brasil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal de Minas Gerais.
GIL, Antônio Carlos, Como elaborar projetos de pesquisa. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2022.
ISO. Industry Foundation Classes (IFC) for data sharing in the construction and facility management industries – Part 1: Data schema. ISO 16739-1:2024. Genebra: International Organization for Standardization, 2024.
JORGE, Gelson de Oliveira Alberto. Desafios e Limitações da Implementação do BIM em projetos de edificações. 2022. Dissertação. Instituto Superior de Engenharia de Lisboa.
LIMA, L. F. Caderno BIM: coletânea de cadernos orientadores: Caderno de especificações técnicas para contratação e projetos em BIM – Edificações - Curitiba, PR: Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, 2023. 125 p.
LOURENÇO, Emerson Santos. Implementação do BIM em instituições de ensino superior na cidade de Cajazeiras-PB. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Cajazeiras.
MENDES, Marcos Vinicius de Lima. Desafios da implementação do BIM em uma empresa de engenharia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Cajazeiras.
MOURA, Djulyane Alves de. A disseminação do BIM no Brasil: desafios na formação acadêmica e na aplicação em empresas públicas e privadas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal De Mato Grosso.
PEREIRA, Phelipe de Almeida. Explorando o potencial do BIM na otimização e compatibilização de projetos através de uma revisão bibliográfica. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
RIBEIRO, Júlia Maria Garcia. Metodologia BIM aplicada em projetos de edificação residencial unifamiliar: estudo de caso. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal de Uberlândia.
SACKS, Rafael et al. Manual de BIM: um guia de modelagem da informação da construção para arquitetos, engenheiros, gerentes, construtores e incorporadores. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2021.
SIENA, Osmar; BRAGA, Aurineide Alves; OLIVEIRA, Clésia Maria de; CARVALHO, Erasmo Moreira de. Metodologia da pesquisa científica e elementos para elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos. Belo Horizonte: Editora Poisson, 2024.
SOUSA, Vitória Helen Almeida. Análise do planejamento e gestão de processos e controles construtivos utilizados na construção civil por meio dos Sistemas de Recursos Empresariais–ERP e Modelo de Informação da Construção–BIM: Sienge e Revit. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal Do Tocantins
STRADIOTTO, Júlia. Processo BIM em projetos de licitações de obras públicas em obras do CRAS-SC. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Disponível em: <http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7457>. Acesso em: 03 jul. 2025.
ZAPP, Luciana Ormond; MAGALHÃES, Rachel Madeira; SCHEER, Sergio. Perspectivas de implementação do BIM no Brasil e o caso do estado do Paraná. Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, v. 20, p. 1-12, 2024.
ZIGURAT Institute of Technology. Dimensões do Futuro na Construção: de 3D à 10D com o BIM. 2023. Disponível em: https://www.e-zigurat.com/pt-br/blog/dimensoes-futuro-construcao-de-3d-a-10d-com-o-bim/
. Acesso em: 23 jun. 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Guilherme Rodrigues Silva, Wagner Cavalare de Souza, Mayara Roberta de Castro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

