A IMPORTÂNCIA DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PRÉ NATAL NA DIABETES GESTACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61164/n0zhvt63

Palavras-chave:

gestante. cuidados. diabetes gestacional.

Resumo

Introdução: A Diabetes Mellitus Gestacional é uma doença que ocorre durante a gestação, que se inicia na gravidez, com uma intensidade variável ou detecção ao longo da gestação. Dessa forma, a assistência adequada à saúde durante a gestacional é crucial para a prevenção ou diminuição dos danos à saúde materno-infantil. Objetivo geral: Analisar a importância da assistência ao pré-natal na diabetes gestacional. Objetivo Específico: Descrever os cuidados prestados no pré-natal relacionado a diabetes gestacional. Metodologia: Através deste estudo, foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre o tema em questão. Os textos foram coletados nas bases de dados disponíveis na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) e Literatura da América Latina e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), com os termos diabetes gestacional, cuidados pré-natal. Os artigos foram selecionados com base em um critério de inclusão de artigos relevantes para o tema em questão, selecionados entre 2014 e 2024, e textos em português para facilitar a compreensão. Os critérios de exclusão foram: artigos repetidos, incompletos, de línguas estrangeiras ou que não abordassem o tema em questão. Considerações finais: Considera-se que o pré-natal é de suma importância para o rastreamento, diagnóstico e tratamento de pacientes com diabetes gestacional ou pré-disposição a patologia, evitando possíveis complicações.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tatiane Raquel Santana Da Cruz, Universidade Estácio De Sá (UNESA)

    Mestre e enfermeira com ampla experiência em rotinas de laboratório, com ênfase na fase pré-analítica, incluindo coleta de sangue e relacionadas a tubos. Também é possível vivenciar o cuidado de puérperas e recém-nascidos em enfermaria obstétrica e alojamento conjunto, além de atender pacientes com estomias, incontinências, úlceras em geral e pé diabético, no Hospital Universitário. Minha experiência também abrange gestão de enfermagem, elaboração de escalas e cooperativas de equipes.Na Petrobrás, atuei como enfermeira do trabalho, sendo responsável pela gestão de documentos e sistemas como ASO, PCMSO, PGR, Sistema SOC, Sincro, Agille, Opensys, além da fiscalização de contratos e auditorias.Atualmente, faço parte do corpo editorial de revistas científicas, Atual in Derme, Revista em Foco do Coren, Saúde e Desenvolvimento Humano e Revista Sociedade Científica, atuando como revisora de pares ad hoc. Além disso, sou professora de cursos técnicos e de pós-graduação em enfermagem, ministrando aulas de forma remota.

Referências

ADA – American Diabetes Association. Standards of Medical Care in Diabetes. Diabetes Care, 2021.

BARAKAT, R. et al. Exercise during pregnancy is associated with shorter labor, less gestational weight gain and lower risk of gestational diabetes mellitus: A retrospective cohort study. Journal of Maternal-Fetal & Neonatal Medicine, 2018.

BOZATSKI, A. P. et al. Complicações maternas associadas ao diabetes mellitus gestacional. Revista de Saúde Pública, 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Atenção ao Pré-natal de Baixo Risco. Cadernos de Atenção Básica, n. 32. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 1.459, de 24 de junho de 2011. Institui a Rede Cegonha. Brasília: Ministério da Saúde, 2011.

CASTEGNARO, P.; OLIVEIRA, M. Cuidados multiprofissionais no manejo do diabetes mellitus gestacional. Revista Brasileira de Enfermagem, 2022.

COUTINHO, P. R. et al. Alterações fisiológicas da gravidez e suas implicações clínicas. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina, 2014.

CUNNINGHAM, F. G. et al. Williams Obstetrics. 25. ed. New York: McGraw-Hill, 2020.

LIMA, A.; LIMA, F. Fatores de risco e cuidados relacionados ao diabetes gestacional: uma revisão integrativa. Revista de Atenção Primária à Saúde, 2021.

LIMA, et al. Humanização do cuidado no pré-natal de gestantes com DMG. Revista de Enfermagem e Saúde, 2021.

MOURA, R. A importância da assistência adequada à saúde da gestante. Revista Científica Multidisciplinar, 2021.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

REZENDE, J. Obstetrícia. 12. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018.

SAMPAIO, R. et al. Desfechos maternos e neonatais associados ao diabetes gestacional. Revista de Saúde Materno-Infantil, 2021.

SANTOS, A. et al. Assistência de enfermagem na prevenção e controle do diabetes gestacional. Revista Brasileira de Saúde Materno-Infantil, 2020.

SANTOS, M. et al. Atuação do profissional de saúde na integralidade do cuidado em DMG. Revista Interdisciplinar de Saúde, 2021.

SCHMALFUSS, J.; BONILHA, A. L. Assistência pré-natal e integralidade do cuidado à gestante. Revista Texto & Contexto Enfermagem, 2015.

TAVARES, T. et al. Diabetes gestacional: complicações obstétricas e neonatais. Revista da Escola de Enfermagem, 2019.

Downloads

Publicado

2025-12-05

Como Citar

A IMPORTÂNCIA DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PRÉ NATAL NA DIABETES GESTACIONAL. (2025). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 21(01), 1-13. https://doi.org/10.61164/n0zhvt63