A IMPORTÂNCIA DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PRÉ NATAL NA DIABETES GESTACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.61164/n0zhvt63Palavras-chave:
gestante. cuidados. diabetes gestacional.Resumo
Introdução: A Diabetes Mellitus Gestacional é uma doença que ocorre durante a gestação, que se inicia na gravidez, com uma intensidade variável ou detecção ao longo da gestação. Dessa forma, a assistência adequada à saúde durante a gestacional é crucial para a prevenção ou diminuição dos danos à saúde materno-infantil. Objetivo geral: Analisar a importância da assistência ao pré-natal na diabetes gestacional. Objetivo Específico: Descrever os cuidados prestados no pré-natal relacionado a diabetes gestacional. Metodologia: Através deste estudo, foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre o tema em questão. Os textos foram coletados nas bases de dados disponíveis na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) e Literatura da América Latina e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), com os termos diabetes gestacional, cuidados pré-natal. Os artigos foram selecionados com base em um critério de inclusão de artigos relevantes para o tema em questão, selecionados entre 2014 e 2024, e textos em português para facilitar a compreensão. Os critérios de exclusão foram: artigos repetidos, incompletos, de línguas estrangeiras ou que não abordassem o tema em questão. Considerações finais: Considera-se que o pré-natal é de suma importância para o rastreamento, diagnóstico e tratamento de pacientes com diabetes gestacional ou pré-disposição a patologia, evitando possíveis complicações.
Downloads
Referências
ADA – American Diabetes Association. Standards of Medical Care in Diabetes. Diabetes Care, 2021.
BARAKAT, R. et al. Exercise during pregnancy is associated with shorter labor, less gestational weight gain and lower risk of gestational diabetes mellitus: A retrospective cohort study. Journal of Maternal-Fetal & Neonatal Medicine, 2018.
BOZATSKI, A. P. et al. Complicações maternas associadas ao diabetes mellitus gestacional. Revista de Saúde Pública, 2019.
BRASIL. Ministério da Saúde. Atenção ao Pré-natal de Baixo Risco. Cadernos de Atenção Básica, n. 32. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 1.459, de 24 de junho de 2011. Institui a Rede Cegonha. Brasília: Ministério da Saúde, 2011.
CASTEGNARO, P.; OLIVEIRA, M. Cuidados multiprofissionais no manejo do diabetes mellitus gestacional. Revista Brasileira de Enfermagem, 2022.
COUTINHO, P. R. et al. Alterações fisiológicas da gravidez e suas implicações clínicas. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina, 2014.
CUNNINGHAM, F. G. et al. Williams Obstetrics. 25. ed. New York: McGraw-Hill, 2020.
LIMA, A.; LIMA, F. Fatores de risco e cuidados relacionados ao diabetes gestacional: uma revisão integrativa. Revista de Atenção Primária à Saúde, 2021.
LIMA, et al. Humanização do cuidado no pré-natal de gestantes com DMG. Revista de Enfermagem e Saúde, 2021.
MOURA, R. A importância da assistência adequada à saúde da gestante. Revista Científica Multidisciplinar, 2021.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
REZENDE, J. Obstetrícia. 12. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018.
SAMPAIO, R. et al. Desfechos maternos e neonatais associados ao diabetes gestacional. Revista de Saúde Materno-Infantil, 2021.
SANTOS, A. et al. Assistência de enfermagem na prevenção e controle do diabetes gestacional. Revista Brasileira de Saúde Materno-Infantil, 2020.
SANTOS, M. et al. Atuação do profissional de saúde na integralidade do cuidado em DMG. Revista Interdisciplinar de Saúde, 2021.
SCHMALFUSS, J.; BONILHA, A. L. Assistência pré-natal e integralidade do cuidado à gestante. Revista Texto & Contexto Enfermagem, 2015.
TAVARES, T. et al. Diabetes gestacional: complicações obstétricas e neonatais. Revista da Escola de Enfermagem, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Elisângela Rodrigues Lima , Tatiane Raquel Santana Da Cruz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

