ESTRATÉGIAS PARA PROMOVER A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL EM SALA DE AULA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61164/86t2z567

Palavras-chave:

Inteligência emocional, Educação socioemocional, Formação integral

Resumo

O presente artigo analisa a relevância da inteligência emocional e da educação socioemocional no contexto escolar, compreendendo-as como dimensões estruturantes da formação integral dos estudantes. Partindo de uma pesquisa de natureza bibliográfica, com abordagem qualitativa, o estudo fundamenta-se em produções científicas nacionais e internacionais que discutem a relação entre emoções, aprendizagem e práticas pedagógicas. A análise da literatura evidencia que a promoção intencional das competências socioemocionais contribui significativamente para o fortalecimento do engajamento discente, para a melhoria do clima escolar e para a construção de relações pedagógicas mais cooperativas e éticas. Os resultados indicam que ambientes emocionalmente seguros favorecem aprendizagens mais significativas, ao integrar cognição, afetividade e convivência social. Destaca-se, ainda, o papel central da escola e da atuação docente na mediação dessas competências, ressaltando a necessidade de formação continuada e de políticas educacionais que incorporem a dimensão socioemocional de forma transversal ao currículo. Conclui-se que investir na inteligência emocional constitui um caminho promissor para o enfrentamento dos desafios contemporâneos da educação, reafirmando o compromisso da escola com a humanização do processo educativo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marlene Menezes de Souza Teixeira, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio - UNILEÃO

    Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e segunda graduação em Pedagogia. É especialista em Saúde da Família pela Faculdade de Medicina do Juazeiro do Norte (FMJ), em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Leão Sampaio (UNILEÃO), em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Vale do Acaraú (UVA) e em Psicopedagogia pela UNBF. Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é professora do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO), onde atua como membro do Programa e do Comitê Gestor do Mestrado Profissional em Ensino e Saúde (MePESa), do Comitê de Ética em Pesquisa e do colegiado geral da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF). É avaliado pela revista Interfaces: Saúde, Humana e Tecnologia (UNILEÃO), presidente da Liga Acadêmica Saúde Integral para a Adversidade (LASID) e líder do Grupo de Pesquisa "Políticas Públicas em Educação e Saúde" (PPES), vinculado ao Programa de Pós Graduação em Ensino e Saúde (MePESa/UNILEÃO). Além disso, é membro efetivo da Universidade Regional do Cariri (URCA), que integra a Comissão de Operacionalização da Implantação do Curso de Medicina. Possui experiência na área de Enfermagem em Saúde do Adulto, Clínica Cirúrgica e Saúde da Família, com ênfase em temas como: Enfermagem do Trabalho, Saúde Pública, Saúde Coletiva, Saúde da Mulher, Gênero e Sexualidade, Mulheres Encarceradas, Metodologia do Ensino e da Pesquisa, Educação em Ciências e Ensino em Saúde, com foco em Políticas de Saúde, Currículo, Formação Profissional e Processos de Ensino-Aprendizagem em Saúde.

  • Moema Alves Macêdo, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio - UNILEÃO

    Doutora em psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2025). Mestra em ensino na saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco - FAMED/UFAL (2018). Especialista em Gestão em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ (2010) e em Gestão Pedagógica da Saúde pela Universidade Federal de Alagoas (2007). Graduada em psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Coordenou a equipe de psicologia do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) em Maceió (2006 - 2007), coordenou tecnicamente a Comissão Interna de Educação Permanente em Saúde da Universidade Federal de Alagoas (2005 - 2009). Coordenou o setor de educação e pesquisa do Núcleo de Educação para a Promoção da Igualdade Racial (NEPIR). Coordenou do curso de psicologia da Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central/FACHUSC (2019- 2022). Presidiu o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMIRA) em Juazeiro do Norte-CE (2018 - 2020). Compôs o X plenário do Conselho Regional de Psicologia do Ceará -CRP-11 (2019 - 2021). Atualmente exerce atividades como: Preceptora, supervisora de estágio e docente no Centro universitário Leão Sampaio (UNILEAO); Docente e pesquisadora no programa de mestrado em ensino em saúde(UNILEAO)-MEPESA; psicóloga efetiva da Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte (CE), atuando na equipe multidisciplinar da atenção básica; Coordenadora Nacional e Estadual da Articulação Nacional de Psicólogas (os) negras(os) e pesquisadoras(es) - ANPSINEP. Atua nas áreas de processos grupais, políticas públicas, saúde coletiva, psicologia jurídica e psicodrama. Desenvolve pesquisas na área de atuação e nos temas seguintes: racismo, religiosidade, formação e ensino em saúde, educação popular e permanente em saúde.

  • Harley Gomes de Sousa, Centro Universitário INTA – UNINTA

    Mestre em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará (2015). Licenciatura plena em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2002), especialização em Psicopedagogia pela Faculdade Christus (2011) e pelo Instituto Vale do Salgado (2006). Professor da Faculdade Uninta Tianguá. Professor da Faculdade 5 de Julho. Professor no Centro Universitário INTA - UNINTA. Coordenador Pedagógico do Polo Sobral. Gestor de Estágios do curso de Pedagogia do UNINTA. Membro Vitalício da Academia Mundial de Letras da Humanidade - AMLH Seccional Fortaleza-CE. Vice-presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia - seção Ceará (gestão 2017-2019). Docente integrante do banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis. Experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Exerceu a função de Psicopedagogo no município de General Sampaio. Realizou trabalho de assessoramento psicopedagógico as instituições escolares, formação continuada para professores em educação especial (educação básica), atendimento multidisciplinar, intervenções com familiares e alunos com necessidades educacionais especiais. Desenvolveu trabalho de prevenção e combate à violência escolar através do Projeto Bullying - Educar para Paz.

  • Kalyne Madeira Furtado, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio - UNILEÃO

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (2002). Licenciatura em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2011). Especialização em Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem pela Universidade Federal do Ceará (2006). Especialização em Educação Infantil pela Faculdade Plus (2017). Especialização em Arte - Educação e cultura popular pela Faculdade Plus (2023). Curso de extensão na área da educação (g-tercoa - UFC) em andamento. Mestranda em Ensino em Saúde - UNILEÃO. Membro do Grupo de Pesquisa "Políticas Públicas em Educação e Saúde" (PPES/UNILEÃO).

  • Ivancildo Costa Ferreira, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio - UNILEÃO

    possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (2006), graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (2006) e graduação em Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (2006). Tem especialização em Gestão Pedagógica da Saúde e Mestrado em Educação Brasileira. Professor da Unileão e Faculdade Vale do Salgado..Psicólogo da equipe do Núcleo Ampliado da Saúde da Família, da Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro do Norte. 

  • Cilianne Édila Leandro de Sousa, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio - UNILEÃO

    Médica formada pela Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte (2011), com residência em Clínica Médica (2020) e em Nefrologia pela Santa Casa de Misericórdia de Maceió (2022). Possui especialização em Saúde da Família pela UFC/UNA-SUS (2017). Atua como Médica Hospitalista no Hospital Regional do Cariri e como Nefrologista em consultórios, hospitais e serviços de hemodiálise no Cariri. É docente dos cursos de Medicina da UFCA, Estácio/IDOMED e URCA. Atualmente, é Mestranda em Ensino e Saúde pela UNILEÃO e integra o Grupo de Pesquisa Políticas Públicas em Educação e Saúde (PPES/UNILEÃO). Possui publicações em periódicos, capítulos de livros e participação ativa em eventos científicos. 

  • Francisco Ercio Pinheiro, Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte/CE

    Mestrando em Ciências da Educação pela Universidad del Sol – UNADES, Paraguay. Diretor Administrativo na Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte/CE, Brasil.

  • Francisco Renato Silva Ferreira, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio - UNILEÃO / Secretaria Municipal de Educação de Altaneira/CE

    Mestre em Ensino em Saúde pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (MePESa/UNILEÃO). Pós-graduando em Economia Solidária, Inovação e Gestão Social (ESIGS/UFCA). Especialista em Psicomotricidade Institucional, Clínica e TGD/TEA pela Faculdade Iguaçu (FI). Especialista em Educação Especial/ Educação Inclusiva/ Altas Habilidades pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pelo Centro Universitário Faveni (UNIFAVENI). Graduação-Bacharelado em Educação Física pelo Centro de Ensino Superior de Piracanjuba EIRELI (FACULDADE DE PIRACANJUBA -FAP). Graduação-Licenciatura em Educação Física pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (UNILEÃO). Graduação-Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Faveni (UNIFAVENI). Professor efetivo da Rede Municipal de Educação de Altaneira/CE. Atuando como Psicopedagogo Institucional na Secretaria de Educação de Altaneira/CE. Professor Pesquisador no Grupo de Pesquisa Políticas Públicas em Educação e Saúde (PPES/UNILEÃO). Experiência profissional em Educação Especial e Inclusiva, com ênfase em Educação Física Adaptada e no desenvolvimento de atividades adaptadas que promovam a integração, a participação ativa e a autonomia de pessoas neuroatípica e/ou com deficiência em diferentes contextos educacionais e sociais.

Referências

BISQUERRA, Rafael. Educação emocional: propostas para educadores e famílias. São Paulo: Palas Athena, 2015.

COLLABORATIVE FOR ACADEMIC, SOCIAL, AND EMOTIONAL LEARNING (CASEL). What is SEL? Chicago: CASEL, 2020. Disponível em: https://casel.org. Acesso em: 20 jul. 2025.

DURLAK, Joseph A.; WEISSBERG, Roger P.; DYMNICKI, Allison B.; TAYLOR, Rebecca D.; SCHELLINGER, Kriston B. The impact of enhancing students’ social and emotional learning: a meta-analysis of school-based universal interventions. Child Development, v. 82, n. 1, p. 405–432, 2011. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-8624.2010.01564.x

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

GOLEMAN, Daniel. Emotional intelligence. New York: Bantam Books, 1995.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

SALOVEY, Peter; MAYER, John D. Emotional intelligence. Imagination, Cognition and Personality, v. 9, n. 3, p. 185–211, 1990. DOI: https://doi.org/10.2190/DUGG-P24E-52WK-6CDG

UNESCO. Social and emotional learning: policy and practice. Paris: UNESCO, 2017.

Downloads

Publicado

2026-01-10

Como Citar

ESTRATÉGIAS PARA PROMOVER A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL EM SALA DE AULA. (2026). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 1(01), 1-19. https://doi.org/10.61164/86t2z567