DESENVOLVIMENTO DE DIABETES TIPO II APARTIR DO USO PROLONGADO DE GLICOCORTICOIDES NO TRATAMENTO DA COVID-19
Palavras-chave:
Covid 19, glicocorticóides, cortisol, resistência insulínica, diabetesResumo
O presente estudo trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, quanto aos fins será descritiva e quanto aos meios será bibliográfica. Esta sistematização tem como objetivo relacionar o desenvolvimento do Diabetes Tipo II a partir do uso prolongado de glicocorticoides no tratamento da Covid 19. Os corticosteroides são uma classe de hormônios esteroides produzidos no córtex da suprarrenal e estão relacionados com diversas funções orgânicas, como a resposta ao stress, resposta imunológica, regulação do processo inflamatório, metabolismo dos carboidratos, catabolismo das proteínas, regulação hidroeletrolítica entre outros. Estes hormônios podem ser sintetizados em laboratórios dando origem a uma classe de medicamentos muito utilizados atualmente em certos tipos de doenças, especialmente no tratamento da SARS-CoV-2. Apesar da sua importância, o acompanhamento com esse tipo de medicamento pelo médico com parcimônia é necessário, pois podem causar vários efeitos colaterais que comprometem a qualidade de vida do paciente. Com seu uso na clínica médica, a dexametasona evidenciou diminuição no número de mortes por Covid –19. Contudo, seu uso a longo prazo pode levar a um quadro de hiperglicemia principalmente naqueles pacientes que já possuem diabetes ou que tem predisposição a tal patologia. Uma vez que a elevação da glicemia tem sido associada à piores desenlaces da doença pelo Sars-cov – 2, se faz necessário um controle glicêmico eficiente e uma cuidadosa indicação do uso de glicocorticóides.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

