ANÁLISE DO POTENCIAL GEOTURÍSTICO DAS CACHOEIRAS NO MUNICÍPIO DE AREIA-PB
DOI:
https://doi.org/10.61164/x4727g19Palavras-chave:
Geoturismo; Meio ambiente; TecnologiaResumo
A busca por lazer tem se tornado uma das principais atividades promotoras do turismo, alavancando a economia de várias regiões no mundo. Portanto, cabe ressaltar que o turismo tem se tornado não só uma atividade de lazer, mas uma atividade econômica de grande peso no cenário mundial. Tais atividades surgiram desde os primórdios da civilização humana com o deslocamento em busca de alimento aprimorando-se ao longo dos anos com o surgimento de outras atividades, sejam elas esportivas, religiosas, culturais dentre outras modalidades. O geoturismo surgiu como uma modalidade do turismo, tendo como seu propulsor a proteção do patrimônio geológico, como por exemplo as cachoeiras e/ou quedas d’água, trilhas ecológicas dentre outras atividades envolvendo o meio natural. Outrossim, este trabalho foi estruturado como relato de experiência, tendo como objetivo a realização de uma análise da paisagem, tendo como campo de observação as cachoeiras no município de Areia-PB. As atividades de pesquisa restringiram-se às quedas d’água, conhecidas na região como Gitó e Tauá. A metodologia da pesquisa esboçou os principais aspectos geoambientais das áreas-alvo obtidas através da fase de gabinete, trabalhos técnicos em campo, a elaboração de mapas temáticos dos referidos cenários naturais. Em síntese, entre os processos antrópicos constatados, têm-se a saber: a falta de manutenção nas vias de acesso, a ausência de sinalização e de placas educativas, supressão da vegetação, falta de controle e de fiscalização ambiental e o quadro de poluição hídrica das cachoeiras. Por fim, recomenda-se que o poder público e a sociedade civil adotem as práticas de educação ambiental e de planejamento do uso e ocupação do solo nas referidas áreas.
Downloads
Referências
AGÊNCIA EXECUTIVA DE GESTÃO DAS ÁGUAS DO ESTADO DA PARAÍBA - AESA. Estudo Hidrológico: Potencialidades e Disponibilidades Hídricas das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte. Disponível em: http://www.aesa.pb.gov.br/aesa-website/wp-content/uploads/2022/09/RP3-LN-00-01.pdf. Acesso em: 20 dez. 2023.
ANDRADE, L. A.; MACHADO, C. C. Caracterização do uso e cobertura da terra no município de Areia-PB. Areia: UFPB, 2018c. p. 6-7.
ANDRADE, L. A.; MACHADO, C. C. Caracterização hidrológica e morfométrica das microbacias dos rios Mamanguape e Araçagi inseridas no município de Areia-PB. Areia: UFPB/Prefeitura Municipal de Areia, 2018a. p. 1.
ANDRADE, L. A.; MACHADO, C. C. Geologia, relevo, geodiversidade e pedologia do município de Areia - Paraíba. Areia: UFPB, 2018b. p. 6-7.
BRASIL. Ministério do Turismo. IBGE confirma atividade turística como importante indutora da economia brasileira. Disponível em: https://www.gov.br/turismo/pt-br/assuntos/noticias/ibge-confirma-atividade-turistica-como-importante-indutora-da-economia-brasileira. Acesso em: 01 fev. 2025.
BRILHA, J. Patrimônio geológico e geoconservação: a conservação da natureza na sua vertente geológica. Lisboa: Publicações da Universidade de Lisboa, 2005.
CPRM - Serviço Geológico do Brasil. Diagnóstico dos municípios do estado de Paraíba e Rio Grande do Norte. BRASIL/MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA. Projeto cadastro de fontes de abastecimento por água subterrânea. Recife: CPRM/PRODEEM, 2005.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução de Luciana de Oliveira da Rocha. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
CUNHA, L. Economia e política do turismo. São Paulo: McGraw-Hill, 1997.
FERNANDES, I. P.; COELHO, M. F. Economia do turismo: teoria e prática. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
FIÚZA, A. F.; GONÇALVES, R. C. Uma história de Areia. João Pessoa: Universitária/UFPB/PRAC/NDIHR, 1998.
FREITAS, T. R. de; SANTANA, N. M. C. de. Turismo cultural: o elo entre turismo e história. Uma análise conceitual. In: XXVII Simpósio Nacional de História – Conhecimento Histórico e Diálogo Social. Anais [...]. Natal: ANPUH, 2013.
GODIM, A. W. de A. Probabilidade de chuva para o município de Areia. Agropecuária Técnica, v. 1, n. 1, p. 57, 1980.
GORDON, John E.; BARRON, Hugh F. Scotland’s geodiversity: development of the basis for a national framework. Scottish Natural Heritage Commissioned Report No. 417, 2011.
GRAY, Murray. Geodiversity: valuing and conserving abiotic nature. 1. ed. Chichester: Wiley, 2004.
GRAY, Murray. Geodiversity: valuing and conserving abiotic nature. 2. ed. Chichester: Wiley-Blackwell, 2013.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Areia-PB. Portal IBGE Cidades@. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm. Acesso em: 5 ago. 2021.
LIMA, Valéria Raquel Porto de; OLIVEIRA-CAMPOS, Jean. Classificação do sistema de trilhas da unidade de conservação Parque Estadual Mata do Pau-Ferro, Areia, Paraíba, Brasil. Revista de Estudios Andaluces, Sevilla, n. 43, p. 51-70, fev. 2022. Disponível em: https://institucional.us.es/revistas/andaluces/43/REA_N_43_2022_03.pdf. Acesso em: 24 fev. 2025.
MOREIRA, E. R. F. Evolução do processo de ocupação do espaço paraibano. João Pessoa: UFPB/NDIHR, 1990.
MOREIRA, J. C. Geoturismo e interpretação ambiental. 1. ed. rev. e atual. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2014.
MOURA, Francisco Carlos Abreu. A economia do turismo e o seu impacto no produto interno bruto do Ceará. 2007. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Economia Aplicada, Fortaleza, 2007.
PEREIRA, F. R. M.; MACHADO, C. C. C.; ANDRADE, L. A. de. Análise do conflito do uso e cobertura do solo do município de Areia-PB em relação à legislação florestal. Ciência Florestal. Santa Maria: UFMA, 2023.
PINTO, D. R. G. Fenomenologia do turismo: tecnologia em hotelaria. Fortaleza: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); Universidade Aberta do Brasil, 2010.
SANTOS, J. N. B.; FONSÊCA, N. C. F.; BARBOSA, N. J. S.; RAULINO, W. N. C.; SOBRINHO, L. F.; SILVA, E. A. Uso e ocupação do solo de Areia-PB em cenário de exploração do Brejo de Altitude. Agropecuária Científica no Semiárido. Patos: ACSA, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/331856662. Acesso em: 23 ago. 2021.
SANTOS, José. Geoconservação no Brasil: desafios e perspectivas. 2010. Dissertação (Mestrado em Geociências) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
SCHOBBENHAUS, C.; QUEIROZ, E. T.; WINGE, M.; BERBERT-BORN, M. L. C. (Org.). Sítios geológicos e paleontológicos do Brasil. Brasília: DNPM/CPRM – Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos (SIGEP), 2002.
STANLEY, Stephen M. Earth system history. 2. ed. New York: W. H. Freeman, 2001.
TORRE, D. L. El turismo: fenómeno social. México: Fondo de Cultura Económica, 1992.
TUMA, L.S.R. et al. [Coord. Geral]. PLATAFORMA DIGITAL VOLTADA AO GEOTURISMO NO MUNICÍPIO DE AREIA-PB. 2023. 44p. il. Relatório Final [Extensão]. Pró-Reitoria de Extensão: Universidade Estadual da Paraíba. Guarabira/PB. 2023.
TUMA, L.S.R.; ARAÚJO, F.S. AS GEOTECNOLOGIAS VOLTADAS PARA O GEOTURISMO: UM ESTUDO NAS CACHOEIRAS DO MUNICÍPIO DE AREIA/PB. 2024. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, 12(3), 1-39. https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i3.2850.
TUMA, L.S.R.; COSTA, F.F.D. da; DUTRA, H.V.G.; ARAÚJO, F.S.; ARAÚJO, G.M. de. O GEOTURISMO NO MUNICÍPIO DE AREIA-PB: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DAS PRÁTICAS EXTENSIONISTAS. 2025. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, 11(1), 1-17. https://doi.org/10.61164/rmnm.v11i1.4143.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Hugo Vinicius Gomes Dutra, Lanusse Salim Rocha Tuma

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

