CRESCIMENTO E NUTRIÇÃO MINERAL DE PLANTAS DE ARROZ EXPOSTAS AO CROMO
Palavras-chave:
elementos-traço, Oryza sativa, contaminaçãoResumo
Objetivo: avaliar o teor e o acúmulo de macro e micronutrientes e de Cr em plantas de arroz expostas ao cromo em solução nutritiva. O experimento foi realizado em casa de vegetação do DCS/UFLA, Lavras-MG. Material e Métodos: o delineamento estatístico utilizado foi o DIC com quatro repetições, contendo seis tratamentos, em solução nutritiva. Os tratamentos foram: 0; 0,04; 0,08; 0,16; 0,32 e 0,64 mmol L-1 de Cr [Cr(NO3)3·9H2O]. Após a germinação, as mudas foram transferidas para a solução nutritiva completa com 10% da sua força iônica (período de adaptação), as quais permaneceram sob aeração constante. Após a adaptação, as plantas foram selecionadas quanto à uniformidade de tamanho da parte aérea e raízes e transplantadas para vasos de plástico (três litros) com solução nutritiva a 100%, nos quais foram estabelecidos os tratamentos. Por ocasião da colheita das plantas, as mesmas foram divididas em parte aérea, inflorescência e raiz, sendo as partes lavadas e secas em estufa; após a secagem realizou-se a obtenção da massa de matéria seca. Após a pesagem, procedeu-se à moagem do material para posterior análise química. Resultados: Após 15 dias em solução nutritiva, as plantas com as doses acima de 0,08 mmol L-1 (4,16 mg L-1 ) começaram a apresentar sintomas de toxidez, havendo redução do crescimento do sistema radicular e parte aérea. Os teores e acúmulos s de Cr e micronutrientes na raiz, parte aérea e inflorescências foram influenciados de forma significativa pela presença de Cr em solução nutritiva. Conclusões: O aumento da concentração de Cr em solução nutritiva provoca diminuição na produção de massa de matéria seca de arroz. Os teores e acúmulos de nutrientes e Cr na raiz, parte aérea e inflorescência são influenciados pela presença de Cr em solução nutritiva, mostrando respostas diferenciadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

