CONSEQUÊNCIAS DA EUTROFIZAÇÃO EM CORPOS HÍDRICOS
Palavras-chave:
Rios, Oxigênio dissolvido, Fitoplâncton, PoluiçãoResumo
A poluição dos recursos hídricos pelo lançamento de esgoto doméstico tem inúmeras consequências, sendo uma delas o fenômeno conhecido como eutrofização. a principal fonte de poluição ou contaminação na captação de água para abastecimento nos municípios brasileiros é o esgoto sanitário, superando fontes como: despejos industriais, destinação inadequada de resíduos sólidos, atividade mineradora e contaminação por agrotóxicos. O presente estudo, tratase de uma revisão sistemática a partir das bibliotecas virtuais Google Scholar, SCIELO, e Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Utilizou-se os descritores “Eutrofização”, “Poluição Hídrica”, “Poluição”, em idiomas português, inglês e espanhole. Dessa forma avaliou-se 146 artigos. Destes 58,9% retratam o processo de eutrofização de lagos, 62,32% de rios e 69,2% de represas. A maior consequência da eutrofização foi de 67,8% relacionada a contaminação da água de rios e as ferramentas mais utilizadas para o monitoramento do processo de eutrofização foi 45% de uso do Protocolo de Avaliação Rápida (PAR), 30% de Índice de Estado Trófico (IET) e 20% uso da tecnologia de Sensoriamento Remoto, respectivamente. A partir dessa revisão pauta-se que o tratamento de esgoto é um processo importante para prevenir a eutrofização dos rios. E o monitoramento deste processo instalado é a gestão imediata a ser realizada, afim de reduzir entradas do que leva a este cenário ou eliminar tais fontes de poluições sejam pontuais ou difusas, independente da região do país.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

