O INDEFERIMENTO DA NEGATÓRIA DE PATERNIDADE COM COMPROVAÇÃO DE VÍCIO E INEXISTÊNCIA DE VÍNCULO GENÉTICO EM RAZÃO DE LIAME SOCIOAFETIVO PREEXISTENTE
Palavras-chave:
Negatória de paternidade, filiação socioafetiva, vínculo socioafetiva, melhor interesse da criançaResumo
A Ação Negatória de Paternidade é aquela ação que, tem por escopo, a retirada do nome de genitor dos registros do filho, sendo parte legitima para sua propositura, o pai. O presente artigo se fundamenta em pesquisa bibliográfica, jurisprudencial e de análise de casos, a fim de trazer melhor compreensão sobre o tema e suas peculiaridades. A abordagem buscou tratar sobre como o estado de filiação evoluiu no Direito Brasileiro, notadamente com a promulgação da Constituição Federal de 1988 e regramentos legislativos posteriores, dando ênfase ao estudo do direito de personalidade e a ação negatória de paternidade em si. O deferimento do pleito, a necessidade de se analisar a existência do liame socioafetivo entre o pretenso autor e o requerido, ora filho, o qual irá prevalecer até mesmo sobre o vínculo consanguíneo, devendo ainda trazer a baila o olhar que deve levar em contra o melhor interesse da criança é o que se pretende por em voga.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

