A BIOQUÍMICA POR TRÁS DA TOXICIDADE DAS PLANTAS ORNAMENTAIS
Palavras-chave:
Metabólitos secundários, Botânica, ToxicidadeResumo
As plantas ornamentais são naturalmente atrativas em virtude do seu cheiro e elegância. Entretanto, também podem produzir substâncias tóxicas a exemplo do oxalato de cálcio encontrada na “comigo-ninguém-pode”. Nesse sentido, considerando que seu uso se torna cada vez mais intenso pela população, evidencia-se um cenário preocupante. Sendo assim, faz-se necessário investigar substâncias com potencial tóxico presentes nas plantas ornamentais. Para tanto, realizou-se uma revisão narrativa da literatura, com abordagem qualitativa do tipo descritivaexploratória. Considerou-se um recorte atemporal e a amostra final foi composta por seis artigos. A toxicidade das plantas ornamentais está associada a presença de metabólitos secundários como alcaloides, onde destacam-se a ricina que atua a nível molecular impedindo a síntese proteica, sendo essa molécula associada Ricinus communis L, conhecida popularmente como mamelona. Ademais, Brunfelsia uniflora (Pohl) devido à presença da hopeamina e brufelsamidina pode provocar danos ao sistema nervoso central, através de efeitos neurotóxicos. Diante disso, é possível notar que existe diversas plantas inseridas no contexto doméstico que apresentam efeitos tóxicos, portanto, identificar seus efeitos é indispensável para evitar situações graves.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

