VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA:
DESRESPEITO À DIGNIDADE E O DIREITO DE SAÚDE DA MULHER
Palabras clave:
Violência Obstétrica, Violência contra a mulher, Direito reprodutivo da mulherResumen
É caracterizado como violência obstétrica, o procedimento físico, verbal, psicológico, bem como sexual, de aspecto violento contra a mulher, realizados por profissionais de saúde no âmbito dos estabelecimentos, no momento da gestação, do parto ou pós parto. Esse tipo de violência é rotineiro, as práticas são banalizadas submetendo a mulher a procedimentos agressivos em um dos momentos mais esperados de sua vida, no momento de trazer à vida o seu filho. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a violência obstétrica como um desrespeito à mulher, o seu direito sexual e reprodutivo, demonstrando relatos de mulheres que passaram por esse tipo de situação explicando as formas de violência obstétrica existentes. A metodologia utilizada foi depesquisas exploratórias em sites na internet e livros, que se propõem a explicação do tema em busca da defesa dos direitos e garantias da mulher durante o seu trabalho de parto, no período gestacional ou no pós-parto. No quesito legal, o Brasil avançou muito na proteção da violência contra a mulher, porém a omissão no que concerne à violência obstétrica faz com que a pratica seja banalizada pela falta de tipificação da violência e não ter previsão expressa de sanções que venham punir os profissionais praticantes desse tipo de violência, que ocasiona consequências traumáticas tanto na vida da mulher quanto na vida do seu filho.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
