HERANÇA DIGITAL NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO E O PROJETO DE LEI Nº 1.689/2021
Keywords:
Herança digital, Sucessão hereditária, Herdeiros legítimos, Tecnologia, Partilha de BensAbstract
O presente artigo tem como ideia central abordar o instituto da Herança Digital no ordenamento jurídico brasileiro s benefícios que o Projeto de Lei nº 1.689/2021 que versa sobre Herança Digital, poderia trazer para o nosso ordenamento jurídico. O referido projeto de Lei vem com o objetivo de alcançar a evolução tecnológica em que a sociedade se encontra. Como é de saber, herança é um direito garantido aos familiares quando ocorre à morte do de cujus e o mesmo deixa bens para que ocorra a partilha. Porém, com o passar dos anos, percebeu-se uma vasta lacuna no ordenamento jurídico a respeito dos bens digitais encontrados na web, sejam em sites, redes sociais, arquivos armazenados, dentre outros, tais bens muitas vezes eram esquecidos e abandonados com a morte do seu administrador. Ocorre que muitos desses sites mencionados, forneciam vasto retorno financeiro ao de cujus, e partilhá-los em um possível inventário traria grandes benefícios futuros para os herdeiros. Dito isto o Projeto de Lei vem para preencher a omissão que existe quanto aos bens classificados como herança digital.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
