A PRIVATIZAÇÃO DO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO COMO ALTERNATIVA À CRISE CARCERÁRIA
Keywords:
Direito penitenciário, sistema prisional brasileiro, crise carcerária, privatizaçãoAbstract
O Brasil vivencia um cenário de caos em seu sistema carcerário decorrente da existência de uma lacuna que não supre os problemas de superlotação, doenças enraizadas, abusos físicos e psicológicos, dentre outras mazelas. Diante da problemática, surge a necessidade de implementação de um sistema que garanta a proteção social ao tempo que ressocializa o preso e respeita os direitos humanos. Como forma de suprir essa carência, realizou-se um estudo sobre a privatização do sistema prisional brasileiro como alternativa à crise carcerária. O propósito foi apresentar um mecanismo que dê maior eficiência ao sistema prisional. O estudo foi realizado por análise de obras renomadas, artigos científicos e pesquisas de dados práticos do sistema prisional brasileiro. Após um breve histórico do sistema de penas e prisões, direcionou-se ao instituto da privatização, em que o Brasil adotou, primordialmente, a gestão mista, consolidando uma cooperação entre entidade privada e o Estado. Dessa forma, verificouse que mesmo com a existência de críticas, seja no aspecto jurídico, econômico, político ou ético, há possíveis soluções que demonstra ser, a privatização, um caminho em busca de uma ressocialização dos presidiários de forma mais efetiva.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
