PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO COLÉGIO ESTADUAL PROFESSORA JANE ASSIS PEIXOTO SOBRE COBRAS CORAIS
Keywords:
Veneno, Zona Rural, EstudantesAbstract
Os estudos de percepção, sentimentos que mediam as relações entre ser humano com os aspectos ecológico e/ou biológico dos animais, denomina-se como etnozoologia. Na natureza, vários animais usam distintas estratégias para predar ou escapar do predador, caso que acontece com as cobras corais. Tendo em vista esta semelhança entre as cobras corais, os acidentes com esses podem ser graves. Diante desse contexto, faz-se necessário averiguar o conhecimento dos alunos do Colégio Estadual Professora Jane Assis Peixoto sobre as cobras corais, partindo do pressuposto que existem estudantes que moram em áreas rurais com maior índice de aparecimento de cobras. Contudo, o trabalho buscou analisar a percepção dos estudantes do Ensino Médio sobre a identificação de diferentes cobras corais, além de criar um material didático para auxiliar os alunos a identificar estes animais. A pesquisa realizada demonstrou que os alunos necessitam de mais informações, orientações sobre a identificação e o que fazer caso seja mordido por cobras. O conhecimento de diversos temas do ramo ciências da natureza que dialoguem com a realidade dos alunos é de suma importância, inclusive de estudantes que vivem em área rural que frequentemente se deparam com animais peçonhentos, por exemplo, as serpentes. Sobre os benefícios das cobras, os alunos da zona urbana destacaram a importânciavoltada à questão médica e ecológica. Não foi encontrada riqueza no conhecimento sobre os benefícios das cobras na percepção dos alunos da zona rural, aqueles que responderam, se resumem a questão médica, não tendo muita informação sobre outras relevâncias. Pode-se observar que houve uma diferença entre o conhecimento dos alunos da zona rural com alunos da zona urbana, sendo este último com mais informações coerentes com a literatura científica. Com o intuito de contribuir para uma melhor aprendizagem dos estudantes, este trabalho buscou realizar uma cartilha de identificação e orientação. Possibilitando, através desta abordagem, incentivá-los a compreender e propagar este conhecimento para os colegas, familiares e circunvizinhos de sua comunidade.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
