DESAFIOS NA IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICA PARA ASSISTÊNCIA TÉCNICA AOS PEQUENOS PRODUTORES EM COLORADO DO OESTE-RO 

Autores

  • Paulo Henrique de Oliveira Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, de Rondônia (IFRO), Brasil
  • Marineide Martiniano Do Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, de Rondônia (IFRO), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.61164/a8xg4253

Palavras-chave:

Políticas públicas; Assistência técnica; Pequenos produtores; Agricultura familiar; Sustentabilidade.

Resumo

Este trabalho analisa os desafios existentes na implementação de políticas públicas voltadas à assistência técnica rural no município de Colorado do Oeste - RO. A pesquisa aborda aspectos institucionais, econômicos e sociais que impactam a efetividade dessas políticas, com base em uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva e revisões bibliográficas. Observou-se que a falta de recursos financeiros, a burocracia excessiva e a dificuldade de acesso à informação são obstáculos recorrentes para a adesão e continuidade dos programas de apoio. O estudo também destaca a importância da capacitação técnica dos agricultores e da articulação entre diferentes níveis de governo para garantir maior eficiência nas ações. A partir da análise, são propostas recomendações para melhorar a estrutura e a execução das políticas, visando promover o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar.

Referências

BUAINAIN, Antônio Márcio et al. Assistência técnica e extensão rural no Brasil: avanços e desafios. Brasília: IPEA, 2014.

CARNEIRO, M. J. A construção social do desenvolvimento rural sustentável: concepções e experiências. Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, v. 15, n. 1, p. 59–77, jan./abr. 1998.

FAO – ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA ALIMENTAÇÃO E AGRICULTURA. Marco conceitual da FAO para a agricultura familiar. Roma: FAO, 2020. Disponível em: https://www.fao.org. Acesso em maio.2025

FRANÇA, Cássia et al. Saberes tradicionais e extensão rural: o desafio da escuta ativa. Revista Extensão Rural, UFSM, n. 28, p. 23–40, 2021.

GRISA, C.; SCHNEIDER, S. Três gerações de políticas públicas para a agricultura familiar e formas de interação entre sociedade e Estado no Brasil. Revista de Economia e Sociologia Rural, Brasília, v. 53, n. 1, p. 125–146, jan./mar. 2015.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Agropecuário 2017: resultados definitivos. Rio de Janeiro: IBGE, 2023. Disponível em: https://www.ibge.gov.br. Acesso em: maio/2025

MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2010.

SABOURIN, E. Camponeses do Brasil: entre a troca mercantil e a reciprocidade. 2. ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2010.

SCHNEIDER, S. A construção da agricultura familiar como categoria de análise: uma contribuição para o debate. Revista de Economia e Sociologia Rural, Brasília, v. 41, n. 3, p. 503–523, jul./set. 2003.

SILVA, J. R.; ANDRADE, D. F. A assistência técnica e extensão rural como instrumento para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar. Revista Brasileira de Políticas Públicas, Brasília, v. 11, n. 2, p. 89–105, jul./dez. 2021.

Downloads

Publicado

2025-07-30

Como Citar

DESAFIOS NA IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICA PARA ASSISTÊNCIA TÉCNICA AOS PEQUENOS PRODUTORES EM COLORADO DO OESTE-RO . (2025). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 14(1), 1-16. https://doi.org/10.61164/a8xg4253