A PERSPECTIVA DA UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS ALTERNATIVOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NO ENFRENTAMENTO DA MOROSIDADE DA JUSTIÇA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.61164/96fadd81Palabras clave:
Métodos alternativos, Mediação, Conciliação, Resolução de conflitosResumen
O presente artigo científico propõe uma análise sobre o papel dos Métodos Alternativos de Resolução de Conflitos no enfrentamento da demora do Poder Judiciário Brasileiro em solucionar as demandas judiciais que chegam nos tribunais, notadamente nas varas de primeira instância. A abordagem fez uma reflexão atual sobre como os institutos da Conciliação e da Mediação são fundamentais. Sabe-se que os números que constam nos anuários do Conselho Nacional de Justiça são claros a respeito da situação vivenciada nos vários tribunais que compõem o Poder Judiciário Brasileiro. Foi percebido no estudo feito para a confecção deste artigo que, sem a utilização dos Métodos Alternativos de Solução de Conflitos, como a Conciliação, a Mediação e a Arbitragem, a situação vivenciada não vai melhorar. Contudo, a utilização dos referidos métodos tem demonstrado que é possível o enfrentamento da morosidade na solução dos conflitos judiciais. Vislumbrando essa perspectiva, houve mobilização dos Poderes Legislativo e Judiciários, com a criação de instrumentos que favoreceram a utilização desses métodos nas várias áreas da justiça brasileira, notadamente a inclusão na Lei 13.105/2015 (Código de Processo Civil) e a Resolução 125/2010, do Conselho Nacional de Justiça, que instituiu a Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado dos Conflitos de Interesses.
Descargas
Referencias
CAMARGO, Jean Wagner. Responsabilidade Civil do Estado-Juiz: Pela Demora na Prestação Jurisdicional. Univates: 2024.
BARCELLAR, Roberto Portugal. Mediação e arbitragem: coleção saberes do direito. São Paulo: Saraiva, 2012.
BRASIL. Lei nº 13.105, de 16 de março de 2015. Código de Processo Civil. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo. Brasília, DF, 16 mar. 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2015 2018/2015/Lei/L13105.htm. Acesso em: 06 de outubro de 2015. _____.
Lei nº 13.140, de 26 de junho de 2015. Lei de mediação, Poder Executivo. Brasília, DF, 26 jun. 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015 2018/2015/Lei/L13140.htm Acesso em: 17 de outubro de 2015. _____.
Conselho Nacional de Justiça. Resolução n. 125 do Conselho Nacional de Justiça. Dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: 06 de outubro de 2015.
CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Estudos apresentam dados sobre eficiência do uso mediação e conciliação na Justiça. Brasília, 09 de junho de 2022. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/estudos-apresentam-dados-sobre-eficiencia-do-uso-mediacao-e-conciliacao-na-justica-brasileira /. Acesso em: 21 out. 2025.
CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Conciliação envolve cidadão na solução de conflitos. Brasília, 26 de junho de 2020. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/conciliacao-envolve-cidadao-na-solucao-de-conflitos//. Acesso em: 15 out. 2025
CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Processo Eletrônico (PJe) tem tramitação mais rápida no Judiciário. Brasília, 14 de março de 2018. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/processo-eletronico-pje-tem-tramitacao-mais-rapida-no-judiciario///. Acesso em: 15 out. 2025
Nalini J R. É urgente construir alternativas à justiça. In: Zaneti Junior H, Cabral T N X, coordenadores. Justiça Multiportas: Mediação, Conciliação, Arbitragem e outros meios de solução adequada de conflitos. Salvador: Jus Podivim, 2017, v. 09, 29 p. 3.
Mazzei R, Chagas B S R. Breve ensaio sobre a postura dos atores processuais em ralação aos métodos adequados de resolução de conflitos. In: Zaneti Junior H, Cabral T N X, coordenadores. Justiça Multiportas: Mediação, Conciliação, Arbitragem e outros meios de solução adequada de conflitos. Salvador: Jus Podivim, 2017.
CURY, Cesar. Mediação é ganha-ganha. [Março, 2017]. Rio de Janeiro: Revista Fórum. Entrevista concedida a Raphael Gomide.
VEZZULLA, Juan Carlos. Mediação. Teoria e Prática. Guia para Utilizadores e Profissionais, 2003.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Alcicley Mendes Barbosa, Jakeline Martins Silva Rocha

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
