UNA PROPUESTA PARA LA ENSEÑANZA DE LAS RELACIONES MÉTRICAS EN TRIÁNGULOS RECTÁNGULOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61164/trsscq72

Palabras clave:

Enseñanza y aprendizaje, Educación matemática, Geometría., Relaciones métricas en triángulos rectángulos.

Resumen

Este trabajo tiene como objetivo presentar una manera de enseñar el contenido geométrico de las relaciones métricas en triángulos rectángulos utilizando una cuadrícula como recurso. Las referencias bibliográficas utilizadas fueron Silva y Barbosa (2022), quienes señalaron las causas de la dificultad en este contenido; Carvalho (2004), quien señaló las dificultades y destacó la importancia de este contenido; Lamas y Mauri (2006), quienes utilizaron materiales engomados para enseñar este contenido; Santos y Mendonça (2016), quienes utilizan la robótica como metodología para este contenido; y Pires (2018), quien utiliza el software GeoGebra para enseñar este contenido. La metodología utilizada para producir este texto fue una investigación cualitativa basada en el trabajo de otros autores y nuestra experiencia en la enseñanza de las matemáticas como docentes. Como resultado, presentamos una manera de enseñar y discutir el aprendizaje de las relaciones métricas en triángulos rectángulos utilizando una cuadrícula sin utilizar la semejanza de triángulos para deducir fórmulas.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Walter Jesus da Costa Martins Filho, Secretaria de Estado e Educação do Pará

    Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará e bacharelado em engenharia mecânica pela Universidade Federal do Pará. Tem experiência como professor universitário, em disciplinas da área de calculo diferencial e integral, álgebra, matemática financeira, matemática numérica, técnicas de otimização e ciências dos materiais. Trabalha em pesquisas na área de métodos numéricos (método das diferenças finitas e método dos elementos finitos), métodos computacionais (redes neurais e algoritmos bioinspirados) e técnicas de otimização (abordagens heurísticas e meta-heurísticas).

  • Fernando Roberto Braga Colares, Universidade da Amazônia

    Possui graduação em lic plena em matemática pela Universidade do Estado do Pará (2003) e graduação em lic fisica pela Universidade Federal do Pará (2006). Atualmente é professor concursado de Física da SEDUC e professor concursado de matemática na SEMED-Ananindeua, professor de física e matemática do colégio CESEP e professor adjunto da Universidade da Amazônia UNAMA. Possui experiência nas matrizes de referência do ENEM, com os descritores da prova Brasil e é redator da comissão PróBNCC Pará da área de Matemática.

  • Gustavo Nogueira Dias, Universidade Estadual do Pará

    Pós-doutorado pela Universidade Federal do Paraná na área de Políticas Educacionais e Financiamento da educação. Doutor em Humanidades e Artes com menção em Ciências da Educação (2017) pela Universidade Nacional de Rosário, UNR/Argentina; doutorado devidamente validado no Brasil junto à Universidade Católica de Petrópolis (RJ), título validado correspondente: Doutor em Ciências da Educação (2023). Mestre em Geofísica pela Universidade Federal do Pará, Belém (2011); Especialista em Gestão escolar pelo Centro Universitário do Pará (2008); Especialista em Matemática pela FAVENI (2022) Licenciado Pleno em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2001).Trabalhou em escolas particulares de 1991 até 2005. No presente é professor efetivo do ensino Básico Federal do Colégio Ten. Rêgo Barros e professor efetivo da Universidade do Estado do Pará

  • Cássio Pinho dos Reis, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

    Bacharel em estatística formado pela Universidade Federal do Pará (2007), mestre em Estatística Aplicada e Biometria pela Universidade Federal de Viçosa (2013) e doutor em Biometria pela Universidade Estadual Paulista - Botucatu (2019). Atualmente é professor Adjunto A, nível 1, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Ministra as disciplinas de Estatística, Probabilidade e Estatística, Bioestatística, Experimentação Zootécnica e Estatística Experimental. Tem experiência na área de Estatística Experimental, Análise de Regressão e Correlação e de Estatística Espacial.

  • Gilberto Emanoel Reis Vogado, Universidade Estadual do Pará

    Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade da Amazônia (1991), mestrado em Geofísica pela Universidade Federal do Pará (2005) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014). Atualmente é professor assistente IV da Universidade do Estado do Pará, coordenador do curso de Especialização de Fundamentos de Matemática Elementar e professor - Primeiro Comando Aéreo Regional. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática, ensino de matemática, banca de correção e modelagem matemática. 

     

  • Saul Rodrigo da Costa Barreto, Universidade Estadual do Pará

    Professor de Matemática Aplicada da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Possui Graduação em Matemática (2008) pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Especialização em Educação Matemática (2016), pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Mestrado em Ensino de Matemática (PMPEM - 2018) pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM - 2023) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Tem experiência nas áreas de Matemática, Matemática Aplicada, Educação Matemática e Informática para a Educação . Participa dos projetos de pesquisa Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática e Tecnologia (GPEMT/UEPA) desde de 2016 e "Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática das Matemáticas" (GEDIM/UFPA) desde 2017. Professor de Matemática Aplicada na Universidade do Estado do Pará (UEPA).

  • Alessandra Epifanio Rodrigues, Universidade Federal Rural da Amazônia

    Possui graduação em Agronomia (UFRA), Mestrado em Ciência Animal (UFPA) e Doutorado em Saúde e Produção Animal (UFRA). Já atuou como Docente contratada da Universidade do Vale do Acaraú-UVA e da UFRA. Em 2008 foi aprovada em concurso público, atuando como Engenheira Agrônoma da Secretaria de Agricultura do Município de Curralinho/PA. Coordenou o Curso de Graduação em Zootecnia, UFRA Campus Paragominas no período de 2014 a julho de 2021. Atuou como Pró-Reitora de Extensão da UFRA no período de 2021 a 2023. Desde 2010 faz parte do quadro de docentes efetivos da UFRA, atualmente pertence ao Instituto da Saúde e Produção Animal, Campus Belém, ministra aula nos Cursos de Graduação em Zootecnia, Medicina Veterinária e Ciência e Tecnologia de Alimentos.

  • Vanessa Mayara Souza Pamplona , Universidade Federal Rural da Amazônia

    Ingressou no Curso de Bacharelado em Estatística no ano de 2004, concluindo o curso em 2008, pela Universidade Federal do Pará - UFPA. No mesmo ano foi aprovada em Concurso Público pela UFPA, para exercer o Cargo de Estatístico, Classe E, com lotação no Campus Universitário Belém e nomeada no mesmo ano. Em 2010 ingressou no Curso de Pós Graduação em Matemática e Estatística da UFPA, em Nível de Mestrado, em 2011 obteve o título de mestre. No ano de 2012 ingressou no Curso de Pós-graduação em Agronomia (Entomologia Agrícola), em Nível de Doutorado na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista - Campus de Jaboticabal - SP, em 2016 obteve o título de doutora. No ano de 2013 foi aprovada em Concurso Público de Provas e Títulos, para provimento de cargo efetivo de Professor da Carreira do Magistério Superior em Regime de Dedicação Exclusiva (DE) na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) - Campus de Paragominas - PA. Atualmente é professora efetiva do Magistério Superior e ministra aula nos cursos de graduação em Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia, nas disciplinas de Estatística, Bioestatística, Estatística Experimental e Biometria.

  • Fernando Ramos de Farias, Colégio Federal Ten. Rêgo Barros

    Possui graduação pela Universidade Federal do Pará (2008), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2012) . Atualmente é professor da Escola Tenente Rego Barros. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática. 

Referencias

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CABRAL, N. F. Sequencias didáticas: estrutura e elaboração. Belém PA:SBEM/PA, 2017.

CARDANO, Mario. Manual de pesquisa qualitativa. A contribuição da teoria da argumentação. Tradução: Elisabeth da Rosa Conill. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2017.

CHEVALLARD, Yves. (1991). La transposition didactique: dusavoir savan tausa voirenseigné. Grenoble: La Pensée Sauvage.

DIAS, G. N.; DOS REIS, C. P.; DA SILVA, K. P.; BEIRÃO, A. T. M.; VOGADO, G. E. R.; DA ROCHA, H. O.; BARRETO, W. D. L.; PINHEIRO, H. M.; DA SILVA JUNIOR, W. L. P.; DE SOUZA JÚNIOR, J. C. B. A utilização de funções circulares aplicando a geometria do triângulo retângulo. OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, [S. l.], v. 22, n. 2, p. e3347, 2024. DOI: 10.55905/oelv22n2-167. Disponível em: https://ojs.observatoriolatinoamericano.com/ojs/index.php/olel/article/view/3347. Acesso em: 21 jan. 2026.

DOS SANTOS, M. E.; MENDONÇA, A. P. Aplicação da robótica educacional no ensino das relações métricas do triângulo retângulo. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 14, n. 2, 2016. Disponível em: http://www.natalnet.br/wre2015/wre2015.pdf#page=27. Acesso em: 13 jan. 2026.

DOLCE, O. Fundamentos de matemática elementar 9: geometria plana / Osvaldo Dolce, José Nicolau Pompeo. -- 9. ed. -- São Paulo : Atual, 2013.

FRANSKOWIAK, G. L. et al. (2022). Relações métricas no triângulo retângulo: relato de uma prática de ensino no PIBID–matemática. Anais do XVII Seminário Institucional do PIBID-UFRGS. Porto Alegre, 2022. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/246939/001141631.pdf?sequence=1 Acesso em: 13 jan. 2026.

OLIVEIRA, M. M. Sequência Didática Interativa no Processo de Formação de Professores. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de empresas, v. 35, p. 20-29, 1995. Disponível em: http:// dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8739934. Acesso em: 13 jan. 2026.

LAMAS, R. C. P.; MAURI, J. O Teorema de Pitágoras e as relações métricas no triângulo retângulo com material emborrachado. Núcleos de Ensino da Unesp, p. 815-825, 2006. Disponível em: http://www.ime.usp.br/~iole/oteoremadepitagoras.pdf. Acesso em: 13 jan. 2026.

PIRES, K. M. Relações métricas no triângulo retângulo com GeoGebra. Dissertação de Mestrado – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Campos São José do Rio Preto. Programa em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, São José do Rio Preto, 2018. Disponível em: http://repositorio.unesp.br/entities/publication/4d8aa171-5652-43ef-9be7-13bb26ba9810. Acesso em: 13 jan. 2026.

QUADRO, R. C. Relações métricas no triângulo retângulo: um estudo didático. 2004. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Departamento de Matemática, Curso de Matemática – Habilitação em Licenciatura, Florianópolis, 2004. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97139. Acesso em: 13 jan. 2026.

A EDUCAÇÃO COMO DIREITO FUNDAMENTAL NO SISTEMA PRISIONAL E SEU PAPEL NA RESSOCIALIZAÇÃO. (2025). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 20(2), 1-14. https://doi.org/10.61164/20phw512

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL:Um relato de experiência no PIBID. (2025). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 19(1), 1-24. https://doi.org/10.61164/z3p1qb82

IMPLANTAÇÃO DO PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO (POP) DE ULTRASSONOGRAFIA CINESIOLÓGICA (USC) PARA FISIOTERAPEUTAS. (2025). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 19(1), 1-24. https://doi.org/10.61164/mwxzep86

DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO: CAUSA E SOLUÇÕES. (2025). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 19(1), 1-10. https://doi.org/10.61164/a7900421

ANÁLISE DO DESEMPENHO DA ARRECADAÇÃO DE IMPOSTOS MUNICIPAIS DE AUGUSTINÓPOLIS – TO EM 2024. (2025). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 19(1), 1-19. https://doi.org/10.61164/s3wq7121

EDUCAÇÃO FINANCEIRA LÚDICA: UMA ANÁLISE DA APLICAÇÃO DO JOGO CAPITAL QUEST. (2025). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 19(1), 1-36. https://doi.org/10.61164/dfhsdb52

JUVENTUDES, EDUCAÇÃO E EMPREGABILIDADE: DO TRABALHO FABRIL ÀS LIVES MONETIZADAS. (2025). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 19(1), 1-12. https://doi.org/10.61164/10e6ja70

PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES. (2025). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 19(1), 1-11. https://doi.org/10.61164/497n7t66O

USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO PROCESSO PENAL: AVANÇOS, LIMITES E DESAFIOS NA INVESTIGAÇÃO CRIMINAL. (2025). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 19(1), 1-12. https://doi.org/10.61164/v67fth15

A CONTRIBUIÇÃO DA CONTABILIDADE PARA GESTÃO DAS FINANÇAS PESSOAIS E FAMILIARES. (2025). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 19(1), 1-24. https://doi.org/10.61164/zqh14d09

MEDICAMENTOS NÃO PADRONIZADOS PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: A judicialização como meio de garantia ao acesso. (2025). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 19(1), 1-16. https://doi.org/10.61164/apeehr38

ANÁLISE DE BACTÉRIAS GRAM-NEGATIVAS EM BANHEIROS DE USO COMUM DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR EM TERESINA-PI. (2025). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 18(2), 1-18. https://doi.org/10.61164/ec702t74

DETERMINATION OF FREE ACIDITY IN SULFURIC LIQUORS USING THE OXALATE METHOD: SCOPE, LIMITATIONS, AND VALIDATION. (2025). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 18(2), 1-19. https://doi.org/10.61164/1knf6e79

O USO DE OPIOIDES NO MANEJO DA DOR NOS CUIDADOS PALIATIVOS ONCOLÓGICOS: BENEFÍCIOS E RISCOS. (2025). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 18(2), 1-27. https://doi.org/10.61164/t1k4zr88

AVALIAÇÃO DO USO DE FERRAMENTAS CONTÁBEIS E FINANCEIRAS EM PEQUENA PROPRIEDADE RURAL DA CIDADE DE IRANDUBA, AMAZONAS. (2025). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 18(1), 1-9. https://doi.org/10.61164/j8ggp975

PREVALÊNCIA E FACTORES ASSOCIADOS AO DESPOLETAMENTO DE LESÕES NAS EQUIPAS SÉNIOR DE VOLEIBOL FEMININO DA CIDADE DE MAPUTO. (2025). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 18(2), 1-25. https://doi.org/10.61164/wd6xsp79

A CIRCULARIDADE DA NOTA PROMISSÓRIA E DA DUPLICATA NO AMBIENTE BLOCKCHAIN : POSSIBILIDADES E LIMITES. (2025). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 18(2), 1-18. https://doi.org/10.61164/ykf87f91

GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: ESTRATÉGIA DE ENGAJAMENTO E PERSONALIZAÇÃO DO ENSINO. (2025). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 3(1), 1-14. https://doi.org/10.61164/rmnm.v3i1.3571

POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DE INCLUSÃO SOCIAL: PUBLIC EDUCATIONAL POLICIES FOR SOCIAL INCLUSION . (2024). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 5(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v5i1.2462

BENEFICIOS DA FISIOTERAPIA NO PACIENTE COM FIBROMIALGIA – UMA REVISÃO. (2023). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 1(1). https://remunom.ojsbr.com/multidisciplinar/article/view/898

O LIVRO DIDÁTICO:: SUA IMPORTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO. (2023). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 3(1). https://remunom.ojsbr.com/multidisciplinar/article/view/924

DRENAGEM LINFÁTICA NO TRATAMENTO DE FIBRO EDEMA GELÓIDE. (2023). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 3(1). https://remunom.ojsbr.com/multidisciplinar/article/view/847

GAMETERAPIA NA REABILITAÇÃO DE PACIENTES PEDIATRICOS COM PARALISIA CEREBRAL. (2023). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 3(1). https://remunom.ojsbr.com/multidisciplinar/article/view/849

VALIDAÇÃO DO MÉTODO GUM USANDO O GUM-S1 PARA AVALIAR A INCERTEZA DE MEDIÇÃO ASSOCIADA A DUREZA BRINELL. (2024). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 5(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v5i1.2377

Thais Pinheiro Almeida dos Santos, Yasmin Ribeiro e Silva Araújo, Ewerton Carvalho de Souza, & dos Santos Silva, A. (2024). ROLETA QUÍMICA : O USO DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 3(3). https://doi.org/10.61164/rmnm.v3i3.2214

A PEJOTIZAÇÃO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO: FRAUDE OU RECOMPENSA?. (2024). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 2(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v2i1.2135

ANÁLISE DOS CASOS DE INTOXICAÇÃO POR DROGA DE ABUSO NOTIFICADOS NO ESTADO DE SÃO PAULO ENTRE 2018 E 2022. (2024). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 1(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v1i1.1992

A ATUAÇÃO DA OUVIDORIA NA GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. (2023). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 14(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v14i1.2029

A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO. (2023). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 14(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v14i1.2063

CIBERSEGURANÇA E A IMPORTÂNCIA DO DIREITO DIGITAL. (2023). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 12(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i1.1738

AS DIFICULDADES DE RESSOCIALIZAÇÃO DO APENADO NO SISTEMA PENITENCIÁRIO BRASILEIRO. (2023). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 5(1). https://remunom.ojsbr.com/multidisciplinar/article/view/1038

TREINAMENTO MUSCULAR RESPIRATÓRIO NO TRATAMENTO DA ASMA BRÔNQUICA. (2023). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 3(1). https://remunom.ojsbr.com/multidisciplinar/article/view/869

Soares, K. K. M., Fernandes, C. J. N. ., & Silva, R. C. D. da. (2023). BRUXISMO DO SONO:: IMPLICAÇÕES CLÍNICAS E IMPACTOS ODONTOLOGICOS. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 1(1). Recuperado de https://www.revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/824

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O CONCRETO USINADO E O CONCRETO PRODUZIDO NO CANTEIRO DE OBRA. (2023). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 2(1). https://remunom.ojsbr.com/multidisciplinar/article/view/577

LEITE MATERNO:: FATORES IMUNOGÊNICOS E IMUNGLOBULINAS. (2023). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 2(1). https://remunom.ojsbr.com/multidisciplinar/article/view/511

COELHO, AES, et al. "EXPLORING TYPES OF ENERGY THROUGH A BOARD GAME: AN INTERACTIVE APPROACH TO TEACHING PHYSICS." Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro,[S. l.] 6.1 (2025): 1-23.

Pereira Neres, C. ., Barros de Pinho, E. ., Da Silva Brito , E. C. ., Seixas dos Santos , J. ., Gomes Barros , K. ., Dos Santos Gonçalves, R. ., Alves Ferreira, S. ., Andrade Meireles, W. ., & Rosanova, C. . (2024). AGRONEGÓCIO DA CARNE OVINA E CAPRINA NO BRASIL, UMA REVISÃO SOBRE PRODUÇÃO, PERSPECTIVAS E DESAFIOS. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 11(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v11i1.3152

IMPORTÂNCIA DO HEMOGRAMA NO DIAGNÓSTICO DA ANEMIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. (2024). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 7(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.2740

BENEFÍCIOS, DESAFIOS E LEGISLAÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DE DRONES NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA: UMA REVISÃO DA LITERATURA. (2024). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 3(3). https://doi.org/10.61164/rmnm.v3i3.2181

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: JOGOS E BRINCADEIRAS. (2024). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 2(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v2i1.2174

PROPOSTA DE DIRETRIZ PARA MANEJO DA DOR EM PACIENTES DA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE NO PAPEL DO ENFERMEIRO. (2024). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 1(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v1i1.2108

Gonçalves Moreira Silva, C. ., Fernandes de Oliveira, V. L., & Gonçalves Pereira, S. . (2023). ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À MULHERES DIAGNOSTICADAS COM SÍFILIS NA GESTAÇÃO NA CIDADE DE JOÃO PINHEIRO: uma pesquisa com enfermeiros trabalhadores. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 12(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i1.1844

SAÚDE DA MULHER NO ESTADO DO TOCANTINS: UM ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO SOBRE O CÂNCER DE MAMA. (2023). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 10(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v10i1.1432

O IMPACTO DAS MÍDIAS SOCIAIS NA SAÚDE MENTAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. (2023). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 9(1). https://remunom.ojsbr.com/multidisciplinar/article/view/1387

SILVA, I. P.; BARBOSA, E. J. T. A Teoria Antropológica do Didático como uma ferramenta metodológica para o estudo das relações métricas no triângulo retângulo. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 18, n. 41, p. 142-158, 2022. Disponível em: http://www.scielo.br/j/rae/a/ZX4cTGrqYfVhr7LvVyDBgdb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 13 jan. 2026.

Publicado

2026-02-09

Cómo citar

UNA PROPUESTA PARA LA ENSEÑANZA DE LAS RELACIONES MÉTRICAS EN TRIÁNGULOS RECTÁNGULOS. (2026). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 2(01), 1-17. https://doi.org/10.61164/trsscq72