UM ESTUDO SOBRE A HISTÓRIA DA LEI DO FEMINICÍDIO
Palavras-chave:
Violência contra as mulheres, Violência de gênero, Direito das mulheresResumo
O presente estudo teve como objetivo dissertar sobre a história do crime de feminicídio, suas causas, formas, qualificadoras, hipóteses e conceitos. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa por meio de revisão bibliográfica buscando explicar, explorar e compreender de forma imparcial a lei 13.104/2015. Para analisar as causas do feminicídio foram estudadas algumas obras científicas que tratam do assunto de alguns juristas brasileiros. O Feminicídio é um crime ao qual está presente desde os primórdios da sociedade e com o passar dos anos veio ganhado destaque no ordenamento jurídico. Pode-se afirmar que um grande marco nessa história foi o caso Maria da Penha que trouxe relevância para o assunto ao qual o sistema jurídico brasileiro não estava preparado para lidar na época. Concluiu-se que o feminicídio é um fenômeno que atinge todas as nações, tornando-se um problema de ordem global que acaba gerando um ambiente de indiferença na nossa sociedade. Criminalizar o feminicídio é relevante para nomear o problema, promover o debate acerca dele e fomentar a busca por formas eficazes de combater a violência de gênero em todos os âmbitos e em todas as suas formas, inclusive evitando o seu ápice que é o homicídio da vítima.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

