MULHERES EM CARGOS DE LIDERANÇA: MAIS DIFÍCIL ALCANÇAR OU SE MANTER?
DOI:
https://doi.org/10.61164/jk14pa38Palavras-chave:
mulheres; liderança; desafio; oportunidade.Resumo
Os números e a literatura recente trazem os desafios enfrentados por mulheres para alcançar um cargo de liderança, talvez mais difícil ainda seja se manter no longo prazo, pois para mulheres a equação é mais complexa do que para homens, trazendo fatores como necessidade de rede de apoio, múltiplas jornadas de trabalho, maternidade, preconceitos, salários menores, políticas internas das empresas, maior capacitação entre outros temas que foram abordadas por meio de um questionário semi-aberto que teve como objetivo aprofundar na realidade de mulheres que atuam em cargos de lideranças nos mais diversos setores, para possibilitar o entendimento de como foi traçar tal trajetória, levando em consideração os desafios ultrapassados e os que estão sendo sua realidade atualmente. Mesmo a imensa maioria de respondentes possuir pós-graduação, não é garantia de que a vivência no mercado de trabalho será mais amistosa, a ponto de equiparar a trajetória feminina com a que é vivenciada por homens, a sociedade necessita de políticas públicas e que as empresas se comprometam de maneira efetiva a garantir os mesmo direitos e benefícios para que homens e mulheres possam exercer sua atividade laboral de uma forma que partam do mesmo ponto de partida.
Referências
BALTAR, Carolina Troncoso; OMIZZOLO, Julia Alencar. Participação da mulher no mercado de trabalho brasileiro de 2014 a 2019. Textos de Economia, 2020, vol. 23, no 1, p. 1-17
BELIZÁRIO, Carla do Nascimento; SILVA, Michéle Tancman Cândido da. OS DESAFIOS QUE AS MULHERES ENFRETAM NA INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO EM CARGOS DE LIDERANÇA. PESQUISA & EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 2024, vol. 1, no 31.
CEMBRANEL, Priscila; FLORIANO, Leonardo; CARDOSO, Jessica. Mulheres em cargos de liderança e os seus desafios no mercado de trabalho. Revista de Ciências da Administração, 2020, vol. 22, no 57.
GARCIA, Bruna Carolina; MARCONDES, Glaucia dos Santos. As desigualdades da reprodução: homens e mulheres no trabalho doméstico não remunerado. Revista Brasileira de Estudos de População, 2022, vol. 39, p. e0204.
HRYNIEWICZ, Lygia Gonçalves Costa; VIANNA, Maria Amorim. Mulheres em posição de liderança: obstáculos e expectativas de gênero em cargos gerenciais. Cadernos Ebape. Brasil, 2018, vol. 16, p. 331-344.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: http://abet-trabalho.org.br/wp-content/uploads/2021/03/liv101784_informativo.pdf. Acesso em: 06 out. 2024
KERR, Cris. Viés inconsciente: como identificar nossos vieses inconscientes e abrir caminho para a diversidade e a inclusão nas empresas. Literare Books, 2021.
MALUF, Vera; KAHHALE, E. M. S. P. Mulher, trabalho e maternidade: uma visão contemporânea. Polêmica, 2010, vol. 9, no 3, p. 143-160.
Ministério das Mulheres. Relatório Socioeconômico da Mulher. Abril 2024. Disponível Em: https://www.gov.br/mulheres/pt-br/observatorio-brasil-da-igualdade-de-genero/raseam/ministeriodasmulheres-obig-raseam-2024.pdf. Acesso em: 07 out. 2024.
Ministerio do Trabalho e Emprego (MTE) Mulheres no Mercado de Trabalho: Uma Evolução Constante Rumo à Igualdade. Disponivel em : https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/noticias-e-conteudo/2024/Marco/mulheres-no-mercado-de-trabalho-uma-evolucao-constante-rumo-a-igualdade. . Acesso em: 06 out. 2024
OLIVEIRA, Luzia Avance de; OLIVEIRA, Edevamilton de Lima. A mulher no mercado de trabalho: algumas reflexões. Revista Eletrônica da Faculdade de Alta Floresta, 2019, vol. 8, no 1, p. 17-27.
PEREIRA, Edson, et al. Rede de apoio na conciliação família e trabalho: uma revisão sistemática de literatura. Psicologia em Revista, 2020, vol. 26, no 2, p. 556-579.
SILVA, Luana Cristina, et al. Mulheres em cargos de liderança: um estudo bibliométrico a partir do fenômeno glass ceiling. Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, 2024, vol. 9, p. 1-7.
SOUSA, Íris Ferreira de et al. “... Não tem jeito de eu acordar hoje e dizer: hoje eu não vou ser mãe!": trabalho, maternidade e redes de apoio, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.