EDUCAÇÃO, SAÚDE MENTAL E BEM-ESTAR: CAMINHOS PARA A PROMOÇÃO DO CUIDADO NAS ESCOLAS PÚBLICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61164/qbhkhq57

Palavras-chave:

Saúde, Educação, Bem-estar

Resumo

A promoção da saúde mental no ambiente escolar tem se revelado tema central para a consolidação de práticas educativas comprometidas com o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Este estudo apresenta uma revisão integrativa que analisa produções científicas recentes acerca da relação entre educação pública, bem-estar estudantil e políticas de cuidado. A metodologia adotada possibilitou reunir evidências que demonstram a relevância das práticas de acolhimento, da escuta qualificada e da convivência democrática para a construção de ambientes formativos mais sólidos. Os resultados apontam que iniciativas pedagógicas baseadas em vínculos positivos fortalecem a autonomia, reduzem tensões emocionais e ampliam o engajamento dos estudantes. As políticas públicas intersetoriais, especialmente aquelas articuladas ao Programa Saúde na Escola, também se destacam por favorecer a identificação precoce de vulnerabilidades e proporcionar apoio institucional. A análise indica que a formação docente contínua é aspecto decisivo para a efetividade dessas ações, pois permite que educadores reconheçam, com maior sensibilidade, sinais de sofrimento psíquico. Conclui-se que a promoção da saúde mental deve integrar permanentemente o cotidiano escolar, consolidando a escola pública como espaço de cuidado, participação e dignidade humana.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Francisco Renato Silva Ferreira, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio - UNILEÃO

    Mestre em Ensino em Saúde pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (MePESa/UNILEÃO). Pós-graduando em Economia Solidária, Inovação e Gestão Social (ESIGS/UFCA). Especialista em Psicomotricidade Institucional, Clínica e TGD/TEA pela Faculdade Iguaçu (FI). Especialista em Educação Especial/ Educação Inclusiva/ Altas Habilidades pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pelo Centro Universitário Faveni (UNIFAVENI). Graduação-Bacharelado em Educação Física pelo Centro de Ensino Superior de Piracanjuba EIRELI (FACULDADE DE PIRACANJUBA -FAP). Graduação-Licenciatura em Educação Física pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (UNILEÃO). Graduação-Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Faveni (UNIFAVENI). Professor efetivo da Rede Municipal de Educação de Altaneira/CE. Atuando como Psicopedagogo Institucional na Secretaria de Educação de Altaneira/CE. Professor Pesquisador no Grupo de Pesquisa Políticas Públicas em Educação e Saúde (PPES/UNILEÃO). Experiência profissional em Educação Especial e Inclusiva, com ênfase em Educação Física Adaptada e no desenvolvimento de atividades adaptadas que promovam a integração, a participação ativa e a autonomia de pessoas neuroatípicas e/ou com deficiência em diferentes contextos educacionais e sociais.. Correio Eletrônico: norf20@hotmail.com

  • Cilianne Édila Leandro de Sousa, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio - UNILEÃO

    Graduada em MEDICINA há 14 anos pela Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte-CE com Residência Médica em NEFROLOGIA pela Santa Casa de Misericórdia de Maceió-AL (2022) e em CLÍNICA MÉDICA pela Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte-CE (2020), além de Especialização em SAÚDE DA FAMÍLIA pela Universidade Federal do Ceará e Universidade Aberta do Sus (2017). Atualmente Mestranda em Ensino e Saúde pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (UNILEÂO), atuando com experiência nas áreas de suas especialidades como MÉDICA HOSPITALISTA do Hospital Regional do Cariri-CE e como NEFROLOGISTA em consultórios, hospitais e clínicas de hemodiálise no Cariri-CE e como DOCENTE do Curso de Medicina da Universidade Federal do Cariri (UFCA), da Estácio IDOMED de Juazeiro do Norte e da Universidade Regional do Cariri (URCA).

  • Adriana Romão Moreira de Souza, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio - UNILEÃO

    Psicóloga, Neuropsicóloga, Consultora Organizacional, Professora Universitária, Palestrante. Especialista em Neuropsicologia pelo Centro Universitário de João Pessoa (2009). Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário de João Pessoa (2007). Formação em Psicologia Organizacional e do Trabalho, pós graduanda em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário Maurício de Nassau. Mestranda em Ensino em Saúde pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio UNILEÃO.

  • Weslley Breno Silva Oliveira, Secretaria Estadual de Educação do Ceará, Brasil

    Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), com pesquisa sobre gênero, sexualidade e raça na formação docente. Especialista em Educação Física Escolar com ênfase na Inclusão pela Faculdade Alphaville (FAVI) e em Gestão e Docência no Ensino Médio, Técnico e Superior pela Faculdade São Vicente (FSV). Graduado em Licenciatura em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Campus Juazeiro do Norte (IFCE). Atua como professor de Educação Básica nas redes estadual e municipal do Ceará. Possui experiência nas áreas de ensino, dança, treinamento físico e pesquisa em educação e diversidade. Desenvolve estudos sobre formação docente, cultura corporal, práticas pedagógicas inclusivas e estudos culturais aplicados à Educação Física.

  • Marta Coelho Bezerra Dantas, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio - UNILEÃO

    Bacharel em Serviço Social pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO (2011). Atualmente é Vereadora da cidade de Milagres, Pleito (2025/2028). Fundadora e Assistente Social da Associação Comunitária Lucas Dantas - ACOLD (Desde 2005). Especialista em Docência do Ensino Superior (UNILEÂO). Especialista em Desenvolvimento Sustentável do Semi Árido e Educação do Campo (UFC). Especialista em Politicas Públicas com Ênfase em Saúde (ALFA). Mestre em Ensino em Saúde (UNILEÃO). Atualmente membro do grupo de Pesquisa em Politicas Públicas, Ed. em Saúde - G-PPES.

  • Marli Otília dos Santos, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio - UNILEÃO

    Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Integração do Sertão - FIS (2014). Enfermeira Sanitarista, Obstetra, Neonatologia, Oncologista, Oncologista em Geriatria, Oncologista em Pediatria. Experiência Profissional na área de Enfermagem Assistencial e Gestão. Coordenadora da Atenção Primária. Tutora EAD do Curso Mais Saúde com Agente - Ministério da Saúde. Cursando Especialização em Tutoria para Cursos em Atenção Primária à Saúde e Vigilância Sanitária - Ministério da Saúde. Mestranda Profissional em Ensino em Saúde - Faculdade UNILEAO - 2025.

  • Moema Alves Macêdo, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio - UNILEÃO

    Doutora em psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2025). Mestra em ensino na saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco - FAMED/UFAL (2018). Especialista em Gestão em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ (2010) e em Gestão Pedagógica da Saúde pela Universidade Federal de Alagoas (2007). Graduada em psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Coordenou a equipe de psicologia do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) em Maceió (2006 - 2007), coordenou tecnicamente a Comissão Interna de Educação Permanente em Saúde da Universidade Federal de Alagoas (2005 - 2009). Coordenou o setor de educação e pesquisa do Núcleo de Educação para a Promoção da Igualdade Racial (NEPIR). Coordenou do curso de psicologia da Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central/FACHUSC (2019- 2022). Presidiu o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMIRA) em Juazeiro do Norte-CE (2018 - 2020). Compôs o X plenário do Conselho Regional de Psicologia do Ceará -CRP-11 (2019 - 2021). Atualmente exerce atividades como: Preceptora, supervisora de estágio e docente no Centro universitário Leão Sampaio (UNILEAO); psicóloga efetiva da Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte (CE), atuando na equipe multidisciplinar da atenção básica; Coordenadora Nacional e Estadual da Articulação Nacional de Psicólogas (os) negras(os) e pesquisadoras(es) - ANPSINEP. Atua nas áreas de processos grupais, políticas públicas, saúde coletiva, psicologia jurídica e psicodrama. Desenvolve pesquisas na área de atuação e nos temas seguintes: racismo, religiosidade, formação e ensino em saúde, educação popular e permanente em saúde. 

  • Marlene Menezes de Souza Teixeira, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio - UNILEÃO

    Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e segunda graduação em Pedagogia. É especialista em Saúde da Família pela Faculdade de Medicina do Juazeiro do Norte (FMJ), em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Leão Sampaio (UNILEÃO), em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Vale do Acaraú (UVA) e em Psicopedagogia pela UNBF. Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é professora do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO), onde atua como membro do Programa e do Comitê Gestor do Mestrado Profissional em Ensino e Saúde (MePESa), do Comitê de Ética em Pesquisa e do colegiado geral da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF). É avaliadora da revista Interfaces: Saúde, Humana e Tecnologia (UNILEÃO), presidente da Liga Acadêmica Saúde Integral para a Adversidade (LASID) e líder do Grupo de Pesquisa "Políticas Públicas em Educação e Saúde" (PPES), vinculado ao Programa de Pós Graduação em Ensino e Saúde (MePESa/UNILEÃO). Além disso, é membro efetivo da Universidade Regional do Cariri (URCA), onde integra a Comissão de Operacionalização da Implantação do Curso de Medicina. Possui experiência na área de Enfermagem em Saúde do Adulto, Clínica Cirúrgica e Saúde da Família, com ênfase em temas como: Enfermagem do Trabalho, Saúde Pública, Saúde Coletiva, Saúde da Mulher, Gênero e Sexualidade, Mulheres Encarceradas, Metodologia do Ensino e da Pesquisa, Educação em Ciências e Ensino em Saúde, com foco em Políticas de Saúde, Currículo, Formação Profissional e Processos de Ensino-Aprendizagem em Saúde.

Referências

ALVES, Júlia; BARRETO, Helena. Promoção da saúde mental no ambiente escolar: desafios e possibilidades do Programa Saúde na Escola. Ciência & Saúde Coletiva, v. 27, p. 1459-1472, 2022.

BENEVIDES, Rafael; PASSOS, Eduardo. Saúde mental, cuidado e território: práticas coletivas na escola público. In: CORDEIRO, Renata (Org.). Intersetorialidade e políticas públicas para a infância. São Paulo: Cortez, 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Programa Saúde na Escola: guia de implementação. Brasília: Ministério da Saúde, 2021.

CARVALHO, Ana Paula; GONÇALVES, Rodrigo. Convivência escolar e bem-estar estudantil: desafios e possibilidades na escola pública brasileira. Revista Brasileira de Educação, v. 26, p. 1-20, 2021.

COHEN, Jonathan; PICKERAL, Terry. School Climate and Learning: A Review of the Research. New York: National School Climate Center, 2019.

DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e Saúde Mental. Porto Alegre: Artmed, 2019.

FARIA, Ana Paula; SILVA, Mariana. Políticas intersetoriais e promoção da saúde na escola: análises do Programa Saúde na Escola. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 101, n. 259, p. 245-264, 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2018.

LIMA, Rozana C.; SOUZA, Mariana M. Bem-estar escolar e desenvolvimento socioemocional. Psicologia em Estudo, v. 25, p. 1-13, 2020.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. World Mental Health Report: Transforming Mental Health for All. Genebra: OMS, 2022.

SOUZA, Maria T.; SILVA, Matheus D.; CARVALHO, Renata. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein, v. 8, p. 102-106, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/s1679-45082010rw1134

THAPA, Amrit et al. A Review of School Climate Research. Review of Educational Research, v. 88, n. 2, p. 315-352, 2018.

UNESCO. Reimagining Our Futures Together: A New Social Contract for Education. Paris: UNESCO, 2021.

UNESCO. Happy Schools: A Framework for Learner Well-being in the Asia-Pacific. Paris: UNESCO, 2020.

WHITTEMORE, Robin; KNAFL, Kathleen. The integrative review: updated methodology. Journal of Advanced Nursing, v. 52, n. 5, p. 546-553, 2005. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1365-2648.2005.03621.x

Downloads

Publicado

2025-12-05

Como Citar

EDUCAÇÃO, SAÚDE MENTAL E BEM-ESTAR: CAMINHOS PARA A PROMOÇÃO DO CUIDADO NAS ESCOLAS PÚBLICAS. (2025). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 21(01), 1-19. https://doi.org/10.61164/qbhkhq57