MARKETING DIGITAL: UMA ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS EM UM SUPERMERCADO DE CAMPOS BELOS/GO
DOI:
https://doi.org/10.61164/xbfh2z76Palavras-chave:
Marketing Digital; Estratégias de Marketing; Mídias digitais.Resumo
O marketing digital é um conjunto de estratégias e práticas utilizadas para promover produtos, serviços ou marcas por meio de plataformas digitais. Ele abrange uma variedade de canais online, incluindo redes sociais, motores de busca, e-mails, sites e aplicativos móveis. Dessa forma, o objetivo deste artigo é compreender como um supermercado de Campos Belos/GO, utiliza o marketing digital por meio das redes sociais para influenciar os consumidores adquirirem seus serviços e produtos. Os tipos de pesquisa utilizados foram: descritiva, exploratória, bibliográfica e estudo de caso. O método empregado foi o qualitativo. O instrumento de coleta de dados foi um roteiro semiestruturado com nove perguntas, aplicado ao coordenador de marketing e o gerente geral da empresa. A pesquisa foi realizada no dia 14 de junho de 2025, na dependência da empresa. No estudo foi constatado que a utilização das redes sociais Instagram, Whatsapp, como ferramentas de relacionamento, ajudam a empresa e impactam diretamente na decisão dos consumidores ao adquirir os produtos e serviços, confirmando a relevância das mídias digitais para a captação, manutenção e fidelização de clientes. Portanto, essas redes sociais quando aplicadas como ferramentas de comunicação direta entre empresa e clientes oferecem oportunidades de engajamento, feedback e construção de vínculos duradouros.
Downloads
Referências
COBRA, Marcos (2003). Administração de marketing no Brasil. São Paulo, Cobra Editora de Marketing, 2003.
COBRA, Marcos (2005). Administração de marketing no Brasil. São Paulo, Cobra Editora de Marketing, 2005.
COBRA, Marcos (2015). Administração de Marketing no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.
CHAFFEY, D.; SMITH, P.R. (2012) E-marketing excellence: planning and optimizing your digital marketing. 4. ed. New York: Routledge, 2012. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203082812
DIAS, S. R. ( 2006) (org.). Gestão de marketing. São Paulo: Saraiva, 2006.
DIAS, Roberto Sergio (2010). Gestão de Marketing, coordenação. Professores do Departamento de Mercadologia da FGV e Convidados. São Paulo. Saraiva, 2° ed.2010.
KOTLER, P. ( 2012) Princípios de Marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2012.
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermaan; SETIAWAN, Iwan (2017) Marketing 4.0: Do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan ( 2021). Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade. 1. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2021. 256 p.
KUNSCH, Margarida Maria Krohling (2018). Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus Editorial, 2018.
FAUSTINO, Paulo (2019). Marketing Digital na Prática: Como criar do zero uma estratégia de marketing digital para promover negócios ou produtos. São Paulo: DVS Editora, 2019.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi (2014) Administração de Marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
LIMEIRA, Tania M. Vidigal ( 2010). E-marketing. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2010, 368 p.
PINHO, J.B. Comunicação em marketing. 9ºed. Campinas: Editora Papirus, 2001.
RIBEIRO, O. de P. (2016). Marketing e comunicação: inovação conceitual na gestão de serviços de saúde. Milênio - Jornal de Educação, Tecnologias e Saúde , (30), 223–233. Obtido em https://revistas.rcaap.pt/millenium/article. Acesso em 21 de jun./2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 JOSIVALDO ALVES DA SILVA, Vinicius da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

