PRODUÇÃO TEXTUAL NA EJA: ALTERNATIVAS DIDÁTICAS PARA O APRIMORAMENTO DA ESCRITA
DOI:
https://doi.org/10.61164/9vta3h81Palavras-chave:
Produção textual; Ensino de Língua Portuguesa; Proposta didática.Resumo
Este artigo investiga as dificuldades enfrentadas por estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na produção textual e propõe alternativas didáticas que visam aprimorar o ensino da escrita nesta modalidade de ensino. O estudo foi realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Maria Madalena Santana de Lima, localizada em Manaus (AM), com o objetivo de identificar os principais entraves na escrita e elaborar uma proposta didática capaz de potencializar o desenvolvimento das competências textuais. Utilizando uma abordagem qualitativa e instrumentos como questionários e atividades didáticas, verificou-se que a falta de domínio das etapas do processo de escrita e a insegurança linguística configuram-se como desafios centrais. A proposta desenvolvida demonstrou eficácia no fortalecimento das habilidades de produção textual dos alunos. O estudo reforça a necessidade de metodologias contextualizadas que respeitem o perfil do estudante da EJA e promovam uma aprendizagem significativa.
Downloads
Referências
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos & ALVES, Leonir Pessate. Estratégias de ensinagem. In: Anastasiou, Léa das Graças Camargos & Alves, Leonir Pessate. (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade. Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3a ed. Joinville: Univille, 2004.
BORTONI-RICARDO, S. M. Nós cheguemu na escola, e agora? Sociolinguística e Educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.
BRITTO, Luiz Percival Leme. Escola, ensino de língua, letramento e conhecimento. Calidoscópio, vol. 5, 2007.
FIORIN, J. L. Pragmática. In: FIORIN, J. L. (Org.) Introdução à linguística II: princípios de análise. São Paulo: Contexto, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
GERALDI, J. W. Portos de passagem. 4ªed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
JESUS, O. S. F. de et al. O vídeo didático "Conhecendo o Solo" e a contribuição desse recurso audiovisual no processo de aprendizagem no ensino fundamental. Rev. Bras. Ciênc. Solo, Viçosa, v. 37, n. 2, p. 548-553, Apr. 2013.
KLEIMAN, A. B. EJA e o ensino da língua materna: relevância dos projetos de letramento. Revista EJA em debate. Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 23-38, novembro/2012.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MATURANA, Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: UFMG, 2002.
MORAES, S. Professores pesquisam a fala do professor. Jornal ELT, v. 50, n. 4, p. 279-289, 1996.
NUNAN, David. Second Language Teaching & Learning. Heinle & Heinle Publishers, 7625 Empire Dr., Florence, KY 41042-2978, 1999.
PASSARELLI, L. Ensino e correção na produção de textos escolares. São Paulo: Telos, 2012.
PCNEM. Parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio. MEC – Ministério da Educação e Cultura / Brasil: 2000.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos: escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
SADLER, D. Royce. Beyond feedback: Developing student capability in complex appraisal. In: Approaches to assessment that enhance learning in higher education. Routledge, 2014. p. 45-60.
SANTOS, Marcos Pereira. Formação de professores e profissão docente no Brasil: aspectos históricos, tendências e inovações. Amplla Editora, 2023.
SECAD – Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Caderno 1 – Trabalhando com a Educação de Jovens e Adultos: alunas e alunos da EJA. Brasília: MEC, 2006.
SILVA, Eva A; DELGADO, Omar C. O processo de ensino-aprendizagem e a pratica docente: reflexões. Rev. Espaço Acadêmico, v. 8, n. 2, 2018.
SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Artmed editora, 2009.
SOARES, D. A. Produção textual e revisão textual. Um guia para professores de Português e de Línguas Estrangeiras. Petrópolis: Vozes, 2009.
WIGGINS, Grant. Seven keys to effective feedback. Feedback, v. 70, n. 1, p. 10-16, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Kátia Regina Martins Paredes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

