INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO NO FUTURO
DOI:
https://doi.org/10.61164/pm1wbm92Resumo
Este artigo tem como objeto de pesquisa a incorporação da inteligência artificial e de novas tecnologias digitais nos processos educacionais, considerando suas implicações para o ensino, a aprendizagem, as políticas educacionais e o trabalho docente. O problema de pesquisa consiste em compreender de que modo essas tecnologias vêm reorganizando fundamentos pedagógicos e institucionais da educação e sob quais condições podem contribuir para práticas educacionais socialmente orientadas. O objetivo central é analisar como a inteligência artificial e as novas tecnologias educacionais reconfiguram práticas pedagógicas, políticas públicas e o papel do professor, à luz de seu percurso histórico, de seus impactos sobre a aprendizagem e de seus desdobramentos éticos e institucionais. O estudo fundamenta-se em um referencial teórico que articula abordagens sobre tecnologias educacionais, aprendizagem mediada por dados, formação docente e governança educacional, dialogando com diretrizes nacionais e internacionais e com a produção científica da área. Metodologicamente, adota-se uma abordagem qualitativa, de natureza teórico-analítica, baseada em revisão bibliográfica e documental, organizada a partir de categorias como evolução das tecnologias educacionais, personalização da aprendizagem, reconfiguração da docência, políticas educacionais e ética no uso de sistemas algorítmicos. Os resultados indicam que a inteligência artificial vem sendo integrada à educação como elemento estruturante de novas práticas, ampliando o uso de dados educacionais e demandando maior mediação pedagógica por parte dos professores. As conclusões evidenciam que os efeitos educacionais da IA dependem da articulação entre tecnologia, projeto pedagógico e formação docente, bem como de marcos regulatórios e éticos consistentes. Como implicação para o campo científico, o estudo contribui para qualificar o debate sobre o futuro da educação, ao oferecer uma análise integrada que evita reducionismos técnicos e reforça a centralidade pedagógica e institucional na adoção de tecnologias inteligentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Susana Oliboni, Danieli Anastácio de Lara , Winnie Karla Nunes Barbosa, Roseli Bernadete Wolfart

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

