GESTÃO HUMANIZADA E CAPITALISMO CONSCIENTE NA ADMINISTRAÇÃO 5.0: PERCEPÇÕES, PRÁTICAS E IMPLICAÇÕES ÉTICAS
DOI:
https://doi.org/10.61164/yx7g6q98Palavras-chave:
Administração 5.0, Capitalismo consciente, Ética corporativa, Práticas humanizadas, Sustentabilidade empresarialResumo
Este estudo exploratório investiga as percepções e práticas de capitalismo consciente entre profissionais de diversos setores no Brasil, com foco na Administração 5.0, que integra tecnologia avançada, sustentabilidade e colaboração humana. A pesquisa foi motivada pela necessidade de compreender como essas práticas são percebidas e implementadas no contexto brasileiro, e quais são as motivações e barreiras enfrentadas pelas organizações. A amostra foi composta por 43 profissionais, selecionados por conveniência, abrangendo variáveis como gênero, faixa etária, situação de emprego e setor de atuação. Os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado, desenvolvido especificamente para este estudo, e analisados quantitativamente para identificar padrões e correlações significativas. Os resultados indicam uma crescente conscientização sobre o capitalismo consciente, com 53,49% dos participantes familiarizados com o conceito. A maioria dos respondentes (88,37%) acredita que empresas que adotam práticas de capitalismo consciente são mais éticas. No entanto, 46,51% dos participantes não souberam identificar práticas de capitalismo consciente em suas organizações, sugerindo uma lacuna na comunicação interna. As principais motivações para a adoção dessas práticas incluem um propósito maior que apenas o financeiro e a busca de impactos socialmente benéficos. As conclusões destacam a importância das práticas humanizadas e éticas para a sustentabilidade empresarial, mas também revelam desafios na implementação e comunicação dessas práticas. Pesquisas futuras devem ampliar a amostra e incluir uma maior diversidade de setores e regiões para uma compreensão mais abrangente.
Downloads
Referências
ARRUDA, M. C. C. de; WHITAKER, M. do C.; RAMOS, J. M. R. Fundamentos de ética empresarial e econômica. São Paulo: Atlas, 2017.
BARROS NETO, J. P. Teorias da administração: das origens às tendências contemporâneas. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2025.
DE LUCCA, N. Da ética geral à ética empresarial. São Paulo: Quartier Latin, 2009.
ECCLES, R. G.; IOANNOU, I.; SERAFEIM, G. The impact of corporate sustainability on organizational processes and performance. Management Science, v. 60, n. 11, p. 2835–2857, 2014. DOI: https://doi.org/10.1287/mnsc.2014.1984
Disponível em: <https://www.jstor.org/stable/24550546>. Acesso em: 26 out. 2024.
ECKSCHMIDT, T. Jornada ao capitalismo consciente: do propósito ao lucro através da implementação dos fundamentos do capitalismo consciente. Miami: CBJ, 2020.
ECKSCHMIDT, T.; POWELL, A.; HAVILL, S. Ativador de negócios conscientes: aplicando os fundamentos do capitalismo consciente em sua organização. Curitiba: Voo, 2020.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2019.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2022.
GOI JUNIOR, L. O. Sustentabilidade corporativa e ESG: como ir de lucrar por lucrar para lucrar com propósito. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2023.
GONZALEZ, S. O valor das pessoas: gestão humanizada. São Paulo: Hábito, 2022.
KAPLAN, D. Manual de metodologia quantitativa para as Ciências Sociais. Petrópolis: Vozes, 2024.
MACKEY, J.; SISODIA, R. Capitalismo consciente: como libertar o espírito heroico dos negócios. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.
NEVES, L. F.; BENEDICTO, S. C. Responsabilidade social corporativa: histórico, definições e aplicação de diagnóstico. São Paulo: Dialética, 2022. DOI: https://doi.org/10.48021/978-65-252-5718-1
PAGANO, M.; MOURA, T.; ROMA, A. Gestão humanizada de pessoas: construindo as empresas do futuro. São Paulo: Leader, 2021.
SANTOS, F. de A. Ética empresarial: políticas de responsabilidade social em 5 dimensões. São Paulo: Atlas, 2023.
SISODIA, R.; ECKSCHMIDT, T.; HENRY, T. Capitalismo consciente: guia prático: ferramentas para transformar sua organização. Curitiba: Voo, 2018.
SISODIA, R.; WOLFE, D. B.; SHETH, J. Empresas humanizadas: pessoas, propósito, performance. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020.
SOLOMON, M. R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. Porto Alegre: Bookman, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 João Pinheiro de Barros Neto, João Roberto Amarante de Amorim

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

