GESTÃO HUMANIZADA E CAPITALISMO CONSCIENTE NA ADMINISTRAÇÃO 5.0: PERCEPÇÕES, PRÁTICAS E IMPLICAÇÕES ÉTICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61164/yx7g6q98

Palavras-chave:

Administração 5.0, Capitalismo consciente, Ética corporativa, Práticas humanizadas, Sustentabilidade empresarial

Resumo

Este estudo exploratório investiga as percepções e práticas de capitalismo consciente entre profissionais de diversos setores no Brasil, com foco na Administração 5.0, que integra tecnologia avançada, sustentabilidade e colaboração humana. A pesquisa foi motivada pela necessidade de compreender como essas práticas são percebidas e implementadas no contexto brasileiro, e quais são as motivações e barreiras enfrentadas pelas organizações. A amostra foi composta por 43 profissionais, selecionados por conveniência, abrangendo variáveis como gênero, faixa etária, situação de emprego e setor de atuação. Os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado, desenvolvido especificamente para este estudo, e analisados quantitativamente para identificar padrões e correlações significativas. Os resultados indicam uma crescente conscientização sobre o capitalismo consciente, com 53,49% dos participantes familiarizados com o conceito. A maioria dos respondentes (88,37%) acredita que empresas que adotam práticas de capitalismo consciente são mais éticas. No entanto, 46,51% dos participantes não souberam identificar práticas de capitalismo consciente em suas organizações, sugerindo uma lacuna na comunicação interna. As principais motivações para a adoção dessas práticas incluem um propósito maior que apenas o financeiro e a busca de impactos socialmente benéficos. As conclusões destacam a importância das práticas humanizadas e éticas para a sustentabilidade empresarial, mas também revelam desafios na implementação e comunicação dessas práticas. Pesquisas futuras devem ampliar a amostra e incluir uma maior diversidade de setores e regiões para uma compreensão mais abrangente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • João Pinheiro de Barros Neto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

    Administrador, Especialista pela FGV/SP, Mestre, Doutor e Pós-Doutor pela PUC-SP onde também é professor e Vice-Coordenador do Curso de Administração. Atua há mais de quatro décadas em Gestão de Pessoas com foco em Liderança e Desenvolvimento de Competências Empreendedoras. Autor, coautor e organizador de 75 livros e e-book, além de inúmeros artigos publicados e apresentados em eventos nacionais e internacionais. Vencedor de premiações e reconhecimentos concedidos por diversas Instituições, como Associação Brasileira de Liderança (ABL), LinkedIn, Anjos do Brasil, Tilibra/Enactus, dentre outras. Entende que engajamento não tem nada a ver com pessoas sobrecarregadas nem produtividade com ocupação, pois trabalho é entrega e resultado. Acredita que pessoas inspiradas, lideranças humanizadas e ambientes colaborativos são a base para transformar realidades e criar futuros mais inovadores, éticos e sustentáveis. www.linkedin.com/in/professorbarros

Referências

ARRUDA, M. C. C. de; WHITAKER, M. do C.; RAMOS, J. M. R. Fundamentos de ética empresarial e econômica. São Paulo: Atlas, 2017.

BARROS NETO, J. P. Teorias da administração: das origens às tendências contemporâneas. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2025.

DE LUCCA, N. Da ética geral à ética empresarial. São Paulo: Quartier Latin, 2009.

ECCLES, R. G.; IOANNOU, I.; SERAFEIM, G. The impact of corporate sustainability on organizational processes and performance. Management Science, v. 60, n. 11, p. 2835–2857, 2014. DOI: https://doi.org/10.1287/mnsc.2014.1984

Disponível em: <https://www.jstor.org/stable/24550546>. Acesso em: 26 out. 2024.

ECKSCHMIDT, T. Jornada ao capitalismo consciente: do propósito ao lucro através da implementação dos fundamentos do capitalismo consciente. Miami: CBJ, 2020.

ECKSCHMIDT, T.; POWELL, A.; HAVILL, S. Ativador de negócios conscientes: aplicando os fundamentos do capitalismo consciente em sua organização. Curitiba: Voo, 2020.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2019.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2022.

GOI JUNIOR, L. O. Sustentabilidade corporativa e ESG: como ir de lucrar por lucrar para lucrar com propósito. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2023.

GONZALEZ, S. O valor das pessoas: gestão humanizada. São Paulo: Hábito, 2022.

KAPLAN, D. Manual de metodologia quantitativa para as Ciências Sociais. Petrópolis: Vozes, 2024.

MACKEY, J.; SISODIA, R. Capitalismo consciente: como libertar o espírito heroico dos negócios. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.

NEVES, L. F.; BENEDICTO, S. C. Responsabilidade social corporativa: histórico, definições e aplicação de diagnóstico. São Paulo: Dialética, 2022. DOI: https://doi.org/10.48021/978-65-252-5718-1

PAGANO, M.; MOURA, T.; ROMA, A. Gestão humanizada de pessoas: construindo as empresas do futuro. São Paulo: Leader, 2021.

SANTOS, F. de A. Ética empresarial: políticas de responsabilidade social em 5 dimensões. São Paulo: Atlas, 2023.

SISODIA, R.; ECKSCHMIDT, T.; HENRY, T. Capitalismo consciente: guia prático: ferramentas para transformar sua organização. Curitiba: Voo, 2018.

SISODIA, R.; WOLFE, D. B.; SHETH, J. Empresas humanizadas: pessoas, propósito, performance. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020.

SOLOMON, M. R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. Porto Alegre: Bookman, 2016.

Downloads

Publicado

2026-01-30

Como Citar

GESTÃO HUMANIZADA E CAPITALISMO CONSCIENTE NA ADMINISTRAÇÃO 5.0: PERCEPÇÕES, PRÁTICAS E IMPLICAÇÕES ÉTICAS. (2026). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 1(03), 1-35. https://doi.org/10.61164/yx7g6q98