ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PORTADOR DA ANEMIA FALCIFORME
Palavras-chave:
Anemia Falciforme, Manifestações Clínicas, Assistência de Enfermagem, Traço FalcêmicoResumo
A doença falciforme é caracterizada pela predominância do gene da hemoglobina S (HbAS) a qual se origina prevalentemente da África e foi introduzida no Brasil pela imigração forçada de africanos. Através da miscigenação, houve o favorecimento de sua dispersão. É uma doença hereditária, inflamatória crônica, permeada de episódios agudos e grandes complicações que alteram a qualidade de vida do portador, tratável, mas incurável, com altas taxas de morbidade e mortalidade. Descrever a assistência de enfermagem ao portador da anemia falciforme. Foram realizadas consultas em fontes bibliográficas e para obter um referencial mais rico sobre o tema pesquisado, também foram utilizadas revistas científicas e livros que abordam o tema bem como as novas tecnologias de acesso à informação por intermédio da internet em páginas oficiais e de fontes científicas. Estudos apontam que a dor é uma constante nos pacientes que apresentam a anemia falciforme, crises álgicas ocorrem inesperadamente e o enfermeiro pode atuar como educador para o paciente e sua família, orientando-os a se tornarem capazes no manejo das intervenções prescritas. A absorção de conhecimentos acerca da doença falciforme pelos profissionais de enfermagem é de suma importância para orientação e assistência ao paciente acometido dessa enfermidade e também à famíliaIncluir o resumo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

