MENTAL HEALTH IN PRIMARY CARE:
challenges of welcoming users of mental health services in a municipality in the Jequitinhonha Valley
Palavras-chave:
Saúde Mental, Saúde Pública, Atenção Básica, AcolhimentoResumo
O estudo aborda a saúde mental na atenção básica, discutindo as dificuldades encontradas no acolhimento aos usuários nesses serviços, visto que o processo de acolhimento é essencial para criar vínculos, favorecer a identificação correta das demandas e realizar encaminhamentos necessários. A pesquisa tem por objetivo identificar as dificuldades encontradas no acolhimento aos usuários nos serviços de saúde mental na Atenção Básica de um município do vale Jequitinhonha-MG. Para tanto, além da revisão de literatura realizou-se pesquisa de campo e análise documental, de abordagem qualitativa, classificada como exploratória quanto aos fins. Por envolver seres humanos, o projeto foi cadastrado na Plataforma Brasil, em janeiro de 2019, sendo encaminhado ao CONEP e submetido à avaliação do Conselho de Ética e Pesquisa, tendo o Parecer Consubstanciado de número 3.289.359, favorável à realização do estudo, expedido em 26 de abril de 2019. Os resultados apontam a existência de entraves que contribuem para que o acolhimento não seja efetivo, resolutivo e humanizado nos serviços de saúde mental na atenção básica. Conclui-se que há pouca discussão e informação sobre o acolhimento nos serviços de saúde e que os profissionais sentem-se despreparados para atender os usuários. Ademais, a falta de capacitação da equipe contribui para distorção ou fragmentação da compreensão e prática do acolhimento. Isso acarreta a não permissão do encontro real entre profissionais e usuários com escuta qualificada, diálogo e rede socioafetiva, favorecendo a permanência dos atendimentos baseados no modelo biomédico.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

