REFORMA TRIBUTÁRIA NO BRASIL – IMPACTOS E DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO IBS E MUDANÇAS NA CARGA TRIBUTÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.61164/vn207385Palabras clave:
Reforma Tributária; IBS; IVA; Sistema Tributário Brasileiro; Competitividade.Resumen
A proposta de Reforma Tributária no Brasil, debatida por décadas e consolidada a partir das PEC 45/2019 e 110/2019, visa a uma reorganização profunda do regime de tributação do consumo, com destaque para a criação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Este trabalho objetiva avaliar os efeitos, benefícios e obstáculos ligados à implantação do IBS, ressaltando impactos econômicos, sociais e administrativos. A metodologia adotada baseou-se em pesquisa bibliográfica e documental, coletando artigos acadêmicos, relatórios técnicos, atos legais e literatura especializada produzida entre 2019 e 2025. Os resultados indicam que o IBS tende a simplificar o sistema tributário, reduzir distorções econômicas, ampliar a neutralidade fiscal e fortalecer a competitividade das empresas. Entretanto, desafios federativos, a operacionalização da transição e a resistência política configuram entraves relevantes. Conclui-se que o êxito da reforma depende da articulação entre União, Estados, Municípios e iniciativa privada, bem como da capacidade dos agentes econômicos em se ajustarem ao novo arranjo tributário.
Descargas
Referencias
ALEXANDRE, Ricardo; ARRUDA, Tatiane Costa. Reforma Tributária – EC 132/2023 e LC 214/2025: a nova tributação do consumo no Brasil. São Paulo: Touche, 2024.
APPY, Bernard. Por que o sistema tributário brasileiro precisa ser reformado. 2. ed. São Paulo: Centro de Cidadania Fiscal, 2016.
BRASIL. Emenda Constitucional n.º 132, de 20 de dezembro de 2023. Altera o Sistema Tributário Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 dez. 2023.
BRASIL. Ministério da Fazenda. Reforma Tributária – Perguntas e Respostas. Brasília, DF, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/fazenda/pt-br/acesso-a-informacao/perguntas-e-respostas/reforma-tributaria. Acesso em: 20 out. 2025.
GIAMBIAGI, Fábio; ALÉM, Ana Cláudia. Finanças públicas: teoria e prática no Brasil. 4. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2011.
GOBETTI, Sérgio W.; ORAIR, Rodrigo O. Reforma tributária e federalismo fiscal: uma análise das propostas de criação de um novo imposto sobre o valor adicionado para o Brasil. Brasília: IPEA, 2023.
GNAS, I. R. A complexidade do sistema tributário brasileiro. 2023. Disponível em:
https://www.jusbrasil.com.br/artigos/a-complexidade-do-sistema-tributario-brasileiro/1829223841. Acesso em: 21 mar. 2025.
LUKIC, Melina de Souza Rocha. Reforma Tributária no Brasil: ideias, interesses e instituições. Rio de Janeiro: FGV, 2023.
OECD. Consumption Tax Trends 2020: VAT/GST and Excise Rates, Trends and Policy Issues. Paris: OECD Publishing, 2021.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Jackson Rodrigues dos Santos, Vasconcelos Zuqui

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
