A ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA E SUA COLABORAÇÃO PARA AS ORGANIZAÇÕES DO SÉCULO XXI
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i3.3314Palavras-chave:
Teoria Geral da Administração. Administração Cientifica. Pioneirismo.Resumo
Este artigo ressalta a grande importância da Administração Cientifica vista e analisada como ciência, pelos pioneiros da racionalização do trabalho, que ficaram conhecidos como fundadores da Escola Cientifica, a qual possuía como objetivo principal, alavancar a produção de bens duráveis, tornando assim as organizações eficientes. Conceitos como Racionalização do Trabalho e os Princípios da Administração Cientifica, serão apresentados como forma de entender o que foi essa “revolução da administração” no início do século XX, e compreender os principais atributos que agregaram valor à Administração, vista e analisada como ciência, fundamentada em metodologias e em teorias sobre evidências que são analisadas e experimentadas na prática.
Downloads
Referências
BENDALY, Leslie. Organização 2000: novos caminhos para empresas e equipes em uma economia globaliza. São Paulo: Futura, 1998.
CHIAVENATO, Idalberto. Teoria geral da administração: abordagens prescritivas e normativas da administração. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 1987.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
ETTINGER, Karl E. Management and productivity. 8.ed. São Paulo: Editora Brasiliense.
KIERNAN, Matthew J. Os 11 mandamentos da administração do século XXI. São Paulo: Makron Books, 1998.
MARCH G. JAMES; SIMON A. HERBERT. Administração para o desenvolvimento: escola superior de administração industrial Carnegie Institute of Technology. Tradução de Haroldo Wahrlich. Rio de Janeiro: Usaid, 1967.
MOTTA, Fernando C.P. Teoria geral da administração: uma introdução. São Paulo: Pioneira Administração e Negócios, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

