PROJETO DE RE-LAYOUT: ANÁLISE PARA A APLICAÇÃO EM UMA PANIFICADORA DE PEQUENO PORTE
DOI:
https://doi.org/10.61164/13pqw935Palavras-chave:
Projeto de re-layout; Diagrama de espaguete; Melhoria de Processos; Panificadora.Resumo
A disposição dos móveis, equipamentos e matérias primas em micro e pequenas empresas raramente é planejada de forma estruturada com métodos apropriados que otimizem o fluxo de trabalho. Perante essa realidade, este trabalho utilizou métodos científicos com o auxílio de ferramentas adequadas para diagnosticar os problemas do layout empregado em uma panificadora e propôs uma reestruturação simples e eficaz para potencializar o fluxo do processo produtivo do empreendimento. Por sua vez, o estudo demonstrou que a adoção de metodologias de re-layout, como o diagrama de espaguete e o plano de ação 5W2H, são eficientes e elementares na reorganização de espaços produtivos.
Downloads
Referências
COUTINHO, Thiago. Diagrama de Espaguete: conheça a ferramenta que é essencial no Lean Manufacturing. Voitto, 2025. Disponível em: https://www.voitto.com.br/blog/artigo/diagrama-de-espaguete. Acesso em: 20 out. 2025.
CURY, ANTÔNIO. Organização e métodos: uma visão holística. 7. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2000.
FREITAS, ÉDER. Diagrama de Espaguete / Spaghetti. Blog Engenharia de Produção, 2013. Disponível em: http://engenhariadeproducaoindustrial.blogspot.com/2013/03/diagrama-de-espaguete-spaghetti_10.html. Acesso em: 20 out. 2025.
GERMANI, ROGÉRIO. Tecnologia de alimentos: Panificação. Embrapa, 2021. Disponível em: https://www.embrapa.br/agencia-de-informacao-tecnologica/tematicas/tecnologia-de-alimentos/processos/tipos-de-processos/panificacao. Acesso em: 20 out. 2025.
NEUMANN, CLÓVIS; SCALICE, RÉGIS KOVACS. Projeto de fábrica e layout. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.
PEREIRA, ADRIANA et al. Metodologia da pesquisa científica [recurso eletrônico]. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, 2018.
SEBRAE. 5W2H: o que é, para que serve e por que usar na sua empresa. Sebrae, 2025. Disponível em: https://www.sebrae-sc.com.br/blog/5w2h-o-que-e-para-que-serve-e-por-que-usar-na-sua-empresa. Acesso em: 20 out. 2025.
SILVEIRA, G. Layout e manufatura celular. Apostila do Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Produção – PPGEP. Porto Alegre: UFRGS, 1998.
SQUILLANTE JÚNIOR, REINALDO. Projeto de fábrica e instalações industriais. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2019.
VILLAR, ANTONIO DE MELO; NÓBREGA JÚNIOR, CLAUDINO LINS. Planejamento das instalações empresariais [recurso eletrônico]. João Pessoa: Editora da UFPB, 2014.
YIN, ROBERT K. O estudo de caso. Porto Alegre: Bookman, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Jhonoel Quaresma Rodrigues, Harley dos Santos Martins, Louíse de Castro Lobo Cardoso, Tiago Blanco Camarão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

